Monumentos algarvios enchem-se de vida para celebrar as Jornadas Europeias do Património

As Jornadas Europeias do Património vão ser assinaladas, no Algarve, com muitas iniciativas, que chegarão a nove municípios do Algarve. […]

Fortaleza de Sagres

As Jornadas Europeias do Património vão ser assinaladas, no Algarve, com muitas iniciativas, que chegarão a nove municípios do Algarve. Monumentos de Aljezur, Faro, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves e Vila do Bispo vão acolher eventos culturais, a partir de sexta-feira, dia 25 de Setembro, até domingo, dia 27, que remeterão para o «Património Industrial e Técnico», tema das jornadas, em 2015.

Parte das iniciativas agendadas serão promovidas pela Direção Regional de Cultura do Algarve, no âmbito do projeto DiVam – Dinamização e Valorização dos Monumentos, mas também haverá autarquias a apresentar um programa próprio. Ao abrigo do DiVam, serão realizados eventos culturais na Igreja Matriz de Aljezur, na Fortaleza de Sagres e na Ermida de Nossa senhora da Guadalupe (Vila do Bispo), Nos Monumentos Megalíticos de Alcalar (Portimão), no Castelo de Loulé e nas Ruínas Romanas de Milreu (Faro).

Jornadas Património 2015 DiVamA Fortaleza de Sagres será o monumento que receberá mais realizações. O programa é lançado logo no dia 25, com o projeto educativo do Teatro Experimental de Lagos «Era o Vento, era eu…» (10h30) e com a apresentação do filme «Henrique o navegador», de Timo Dillner. Nos dias 26 e 27, há mais cinema, no ciclo de cinema «Visões do Mediterrâneo». A 26, serão exibidos os filmes «Le Reseau» (16 horas), «Outra Guerra» e «Praia do Montenegro» (17h45), sessão dupla). No domingo, a partir das 17 horas, serão exibidos os filmes «Não são favas, são feijocas», «Bué Sabi», «O Cheiro das Velas» e «Excursão», com a presença das realizadoras.

Em Aljezur, há um concerto pelo Grupo Coral da universidade do Algarve, no dia 26 de Setembro às 17 horas. Já na Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe, há um concerto de Fad’nú, no domingo, dia 27, também às 17 horas.

Em Alcalar, Portimão, será promovida uma «Oficina dos alimentos incríveis», no dia 25 às 10h30, no Castelo de Loulé há concerto do Coral Feminino Outras Vozes, no dia 26 de Setembro, às 15 horas, e nas Ruínas de Milreu, será promovida a iniciativa «Do saber ao sabor: uma bio-experiência romana», a 27, entre as 14h30 e as 17h30 (CCV do Algarve e APOM).

Todas as propostas visam «sensibilizar os cidadãos para as potencialidades do património que lhe está próximo». A entrada nos monumentos, assim como a participação nos eventos será gratuita de 25 a 27 de setembro.

Além desta oferta do DiVam, há vários municípios que sugerem outras ofertas, nomeadamente os de Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Vila do Bispo.

No concelho de Lagos, também se irá «chamar a atenção para a importância do património cultural do concelho, enquanto fator diferenciador e de atração turística». Além de abrir as portas, gratuitamente, dos equipamentos museológicos, nomeadamente do Forte Ponta da Bandeira, do Museu Municipal de Lagos e do Armazém do Espingardeiro, a autarquia lacobrigense vai promover diversas inciatiavas, de que se destacam as oficinas «Entre cestos e canastras», junto ao Moinho de Santo Amaro (25, 26 e 27 de Setembro, 11 Às 13 horas) e o passeio «Intra e extramuros», que decorrerá no dia 26, às 10h30.

Jornadas Europeias do Património MexilhoeiraEm Loulé, além do concerto realizado no âmbito do DiVam, há várias sugestões, com destaque para a iniciativa Laboratório da Memória, no Museu Municipal de Loulé, e para o concerto «Lendas do País do Sul», por Afonso Dias, no Pólo Museológico Cândido Guerreiro, em Alte, ambos no dia 25, às 18 e 21 horas, respetivamente.

Neste ano de 2015, Loulé aproveita para unir as Jornadas Europeias do Património ao Dia Mundial do Turismo e ao Fim-de-Semana criativo que irá promover, do qual se destaca a tertúlia «Entre tapas: conversas sobre Criatividade, Património e Turismo», que terá lugar no domingo, às 19 horas, no bar «11 da Vila».

Monchique também apresenta um programa com várias iniciativas, ao longo de três dias. O programa prevê a abertura ao público de diferentes núcleos museológicos, a inauguração da exposição temporária «A tecelagem na Serra de Monchique com futuro» (dia 25, 17 horas), na galeria de Santo António, a conferência «A tecelagem tradicional da Serra de Monchique» (dia 26, 16h30), nos Paços do Concelho, e uma visita guiada ao antigo lagar de azeite de Marmelete e Lagar dos Pardieiros, em Alferce (dia 27, das 14 às 17 horas).

A autarquia de Portimão é outra das que se associa às Jornadas Europeias do Património, sugerindo um programa que terá o seu ponto alto com a iniciativa «Mexilhoeira Grande – A nossa cultura sai à rua!», que decorrerá no dia 26 de Setembro, das 14 às 23 horas, no Adro da Igreja Matriz e nas ruas desta freguesia portimonense. Esta atividade envolve a população local, que dará a conhecer a Mexilhoeira e as gerações, artes, saberes e sabores que convivem nesta localidade.

Também haverá uma área dedicada ao património arqueológico, edificado, etnográfico natural e imaterial da freguesia, que contemplará uma exposição do Museu de Portimão e da Junta de Freguesia da Mexilhoeira, bem como demonstração de brinquedos tradiconais e concertos.

Ainda em Portimão, o Instituto Superior  Manuel Teixeira Gomes também se associará às jornadas, promovendo um colóquio, esta sexta-feira, a partir das 17h30, onde arquitetos «vão apresentar temas e trabalhos sobre pequenas indústrias, fábricas e reabilitação de espaços industriais do Algarve».

JornadasEuropeiasPatrimónioSBalportel 2015O Instituto Superior, em Portimão, associou-se às Jornadas Europeias do Património 2015, promovendo um colóquio, aberto a todos os interessados, na próxima sexta-feira, dia 25 de Setembro, a partir das 17:30h.

Em São Brás, a festa começa já esta quinta-feira, com a assinatura do Protocolo de Valorização da Azenha da Mesquita. Amanhã, sexta-feira, às 17h30, será inaugurada a exposição temporária «Materiais do Sítio Arqueológico de Machados: Produção e Técnicas de Fabrico»,  no Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha.

No sábado, será promovida a recriação histórica «Uma Viagem ao Tempo dos Romanos». Outro ponto alto do programa é o passeio «Pão e Vinho, um passeio pelo Património Industrial e Técnico da serra são-brasense», agendado para 9 horas de domingo, com encontro marcado para o terminal rodoviário de São Brás.

Em Silves, esta celebração do património começa com a inauguração da exposição «Traços do Património», que mostra os trabalhos desenvolvidos na iniciativa Urban Sketchers, no dia 25 de setembro, às 18 horas, na torre de menagem do Castelo.

No dia seguinte, 26, entre as 10 e as 13 horas,a autarquia silvense promove a iniciativa «Passeando entre fábricas e cegonhas», uma visita guiada por Manuel Ramos com passagem pelas fábricas Salvador Gomes Vilarinho, Bento Monteiro, Passarinho e Rosende, pelas casas operárias das ruas D. Paio Peres Correia e Rua Nova da Boavista, pela antiga sede do sindicato dos corticeiros, pelas casas Burguesas e pela casa de Gregório Mascarenhas.

A Câmara de Vila do Bispo também irá promover uma iniciativa de celebração do património histórico, neste caso um bem antigo, aproveitando a rara sequência de eventos astronómicos –  Equinócio de Outono, Lua Cheia de Outono, Super Lua, Pôr-do-Sol Equinocial, Eclipse Total da Lua – de dia 27 de Setembro.

A primeira Maratona Astro-Arqueológica nos Menires de Vila do Bispo decorre entre as 19 horas de dia 27 e as 4 horas da madrugada de 28, e será promovido um programa que integrará culturalmente esses raros eventos astronómicos numa perspetiva arqueológica, histórica e etnográfica.

«No calendário civil, o próximo dia 27 de setembro coincide com uma sequência de eventos astronómicos que, ao longo da História da Humanidade, têm vindo a determinar uma série de interessantes correspondências culturais, entre as quais propomos integrar o fenómeno megalítico, ou seja, alguns dos nossos menires de Vila do Bispo», explicou o arqueólogo Ricardo Soares, da Câmara de Vila do Bispo.

Ou seja, não será por falta de iniciativas e sugestões que os algarvios ficarão em casa, nos próximos três dias.

maratona astro arqueologica

Comentários

pub