Marés vivas de Setembro voltam a inundar zonas baixas do Algarve (com fotos)

A Super-Lua de 29 de Agosto, apesar da beleza, também tem trazido alguns transtornos ao Algarve, nas zonas ribeirinhas e […]

maré em ferragudo_1
Maré Viva em Ferragudo, ontem à tarde, inundou o Largo Rainha D. Leonor, na baixa da vila – foto Luís Alberto

A Super-Lua de 29 de Agosto, apesar da beleza, também tem trazido alguns transtornos ao Algarve, nas zonas ribeirinhas e nas praias. É que a Super-Lua é também responsável pelas marés vivas que têm inundado zonas mais próximas do mar aquando da maré cheia, nomeadamente em Ferragudo e em Tavira.

Desta vez, as habituais marés vivas causadas pela Super-Lua coincidiram com o Levante, com ondulação de sueste, que comeu o areal das praias, atingindo zonas concessionadas e até estacionamentos, como se pode ver nas fotos.

A Super-Lua de 29 de Agosto é a primeira das três que haverá este ano. As restantes serão a 28 de Setembro e 27 de Outubro.

Bruno Gonçalves, engenheiro de ambiente e meteorologista amador responsável pelo site Meteofontes, explicou ao Sul Informação que «a lua está agora perto do perigeu, ou seja, o ponto da sua órbita mais próximo da Terra. Coincidindo com a Lua cheia, as marés tendem a ser as maiores».

O Instituto Hidrográfico explica que «regra geral, as amplitudes de marés vivas em Portugal Continental são cerca de 1,5 m. Isto é, o mar sobe e desce 1,5m em relação ao nível médio».

Hoje, acrescentou Bruno Gonçalves, «teremos marés grandes, mas ligeiramente menores que as de ontem, começando a diminuir na quarta-feira», conforme a Lua vai avançando na fase de quarto minguante.

Esta terça-feira, dia 1 de Setembro, a primeira maré cheia (preia mar) foi às 05h02 (Faro), atingindo 3,59 metros, sendo a outra preia mar às 17h24, ainda mais alta (3,71m).

 

Comentários

pub