Lagos comemora Dia Internacional do Idoso com três dias de atividades

Lagos vai comemorar o Dia Internacional do Idoso, que se celebra a 1 de Outubro, com um programa de atividades […]

cartaz do dia do idoso 2015Lagos vai comemorar o Dia Internacional do Idoso, que se celebra a 1 de Outubro, com um programa de atividades de três dias, e que termina a 3 de outubro. Segundo a Câmara Municipal de Lagos, as atividades pretendem «sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento saudável e a importância de proteger e cuidar da população mais idosa».

A abrir a programação, no dia 1 de Outubro, e em articulação com o Centro de Ciência Viva de Lagos, será dinamizado o Atelier “A matemática e a Biologia do Tricot”, no âmbito do projeto “A Ciência não tem idade”. Nesta atividade, os participantes vão ter a oportunidade de contactar com as matérias–primas (Biologia) e os padrões geométricos criados (Matemática), numa sessão onde o tricot será o tema agregador para explorar alguns dos conceitos destas duas ciências. No final será realizada uma visita guiada ao Centro de Ciência Viva de Lagos.

Esta atividade, limitada a um máximo de 40 participantes, é exclusiva para os utentes do projeto “Saúde em Movimento” e está sujeita a inscrição prévia.

No dia 2 de Outubro, às 10h00, o Auditório dos Paços do Concelho Século XXI recebe a ação de sensibilização “É Tempo de ser Feliz”. Esta ação terá dois momentos: a sessão de abertura do projeto “Saúde em Movimento e, de seguida, Maria João Quintela, presidente da Associação de Psicogerontologia e consultora da Direção Geral de Saúde, e Maria Alexandra Araújo, representante da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva vão falar sobre a felicidade na terceira idade.

Já no dia 3, às 14h30, no Pavilhão do Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos vai acontecer um baile, com animação de “Ana e Edgar”. Nesta iniciativa, «numa ótica de reforço e promoção das relações intergeracionais», haverá também um momento de atuação das crianças, alunas da Associação de Dança de Lagos.

Comentários

pub