Lagoa inaugura obras nas freguesias para assinalar o 5 de Outubro

Quatro equipamentos em outras tantas freguesias do concelho de Lagoa serão inaugurados na segunda-feira, dia 5 de Outubro, data que […]

real compromisso marítimo de ferragudoQuatro equipamentos em outras tantas freguesias do concelho de Lagoa serão inaugurados na segunda-feira, dia 5 de Outubro, data que assinala o aniversário da Implantação da República, em 1910, e que deixou de ser feriado nacional com o atual governo.

A volta do executivo da Câmara Municipal de Lagoa pelas freguesias começa às 9h30, em Porches, onde será inaugurado o novo Espaço Multiusos – antigo Centro Cultural D. Dinis – que irá englobar o Espaço do Cidadão, a sede da Junta de Freguesia e o Posto dos Correios.

Às 11h00, será a vez do Centro Sénior de Carvoeiro, que proporcionará aos idosos a possibilidade de, em animados convívios, participarem em diversas atividades de lazer.

A partir das 14h30, em Ferragudo, depois da abertura, no Real Compromisso Marítimo, da exposição “Um Outro Olhar”, mostra de pintura tripartida de Sylviana Loubatières, Pascale Fey e Di della Pace, artistas francesas residentes no Algarve, serão assinados os protocolos de utilização da Horta Urbana da vila.

Por último, às 18h00, no Parque Desportivo Municipal de Estômbar, terá lugar a inauguração do novo piso sintético para a prática desportiva e da pala de cobertura da bancada.

 

O que é a Casa do Real Compromisso Marítimo de Ferragudo ?

O edifício renovado, situado na Rua 1º de Maio, em Ferragudo, já foi a sede do Real Compromisso Marítimo, Posto Médico e Junta de Freguesia de Ferragudo , mais recentemente.

O local apelidado de Casa do Real Compromisso Marítimo, em homenagem a todos os mareantes e familiares, que, no século XVIII iniciaram esta confraria que se destinava a protegê-los na saúde, reforma e justiça, abre agora ao público com novas vertentes, mas sempre virado para a comunidade piscatória, suas origens e sua tradições.

Além do núcleo museológico permanente, existirão no espaço exposições e formações da mais diversa índole para a comunidade local e visitantes.

Continuará a ser o local do núcleo de bricolage da Junta de Freguesia, bem como estará aberto aos visitantes diariamente, como forma de divulgar a cultura e tradições locais e e potenciar novas ações culturais e de animação.

Durante o Verão, ainda antes da inauguração oficial, a Casa do Compromisso Marítimo de Ferragudo albergou a Algarve Photo Fair, integrada nos Encontros de Fotografia de Lagoa.

O edifício foi recuperado pela Junta de Freguesia de Ferragudo, ao abrigo do programa Promar, sendo o investimento total de 99.526,79 euros, comparticipado em 65.757,58 euros.

Comentários

pub