Jovens “ardinas” algarvios distribuem 3000 jornais da iniciativa World Best News

Portugal vai receber amanhã, dia 11 de setembro, no âmbito do Ano Europeu para o Desenvolvimento (AED), a iniciativa europeia […]

world best newsPortugal vai receber amanhã, dia 11 de setembro, no âmbito do Ano Europeu para o Desenvolvimento (AED), a iniciativa europeia World Best News, que decorre em simultâneo em vários países da Europa.

Em Portugal, serão distribuídos gratuitamente 20.000 jornais, por 250 “ardinas” voluntários, de várias idades.

O conteúdo dos jornais, traduzido para português, será igual a nível europeu, excetuando o editorial, que será adaptado à realidade de cada um dos países participantes.

No Algarve, a iniciativa é promovida pelo Centro de Informação Europe Direct (CIED) da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDRA), que vai distribuir, a partir da sua sede, na Praça da Liberdade, em Faro, e em várias localidades do Algarve, 3000 jornais no âmbito da campanha World Best News.

Estes jornais serão distribuídos, em Faro, pelo CNE – Agrupamento de S. Luís, Paróquia da Sé – Grupo Nery, APPC, ACRAL, Associação In Loco, Cooperativa ECOS, Centro Documentação Europeia da UAlg, Direções Regionais da Educação, Agricultura e Cultura, em Almancil pela Loja Europa Jovem e, um pouco por toda a região, pelos Municípios e Associações.

Até 15 de Outubro, poderá ser visitada, no Largo do Mercado, em Faro, a exposição de outdoors sobre a temática do Ano Europeu do Desenvolvimento, que esteve patente em Lisboa e no Porto.

Com esta iniciativa, pretende-se contribuir para a construção de uma comunicação positiva, com divulgação de notícias positivas na área do desenvolvimento, tendo por base os resultados alcançados no âmbito dos projetos de desenvolvimento.

Na Dinamarca, este é um evento que já se realiza há quatro anos, sendo que, neste Ano Europeu para o Desenvolvimento, se pretende o envolvimento do maior número de Estados Membros possível, com o objetivo de criar um momento de comunicação que passe uma mensagem forte e positiva do trabalho desenvolvido na área da Cooperação para o Desenvolvimento pela UE.

Trata-se de uma oportunidade única para se passar uma mensagem positiva e prender as atenções mediáticas para as temáticas do desenvolvimento.

A iniciativa é uma parceria da Comissão Europeia e da World Best News e em Portugal está a ser dinamizada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, enquanto entidade coordenadora do AED em Portugal, em conjunto com vários parceiros.

Estes jornais deverão distribuídos por voluntários, em locais diversificados, de forma a se conseguir a maior abrangência territorial possível. Todos os voluntários estarão identificados com t-shirts da iniciativa. Os jornais serão também distribuídos como encarte num jornal diário de grande tiragem.

Tendo como mote “O nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro”, o Ano Europeu para o Desenvolvimento pretende ser um catalisador para as temáticas do desenvolvimento, através da promoção do debate público, da educação para o desenvolvimento, da divulgação e partilha de boas práticas.

Os jornais serão distribuídos em Aveiro, Barcelos, Elvas, Faro, Leiria, Lisboa, Mértola, Câmara de Lobos (Madeira), Ponte de Lima e Porto.

Comentários

pub