Há restaurantes a vender mais de 100 “rotas do petisco” por dia

Há restaurantes e pastelarias que, nesta primeira semana da Rota do Petisco, em Portimão, Alvor, Mexilhoeira Grande, Ferragudo, Praia da […]

Petisco 2Há restaurantes e pastelarias que, nesta primeira semana da Rota do Petisco, em Portimão, Alvor, Mexilhoeira Grande, Ferragudo, Praia da Rocha, Silves e Monchique, estão a vender mais de uma centena de ementas da Rota por dia, na modalidade de petisco ou doce regional. Um número que volta a atestar o sucesso desta iniciativa.

De passaporte na mão, os petiscadores enchem as ruas das seis localidades que integram esta quinta edição da Rota, com muito apetite para degustar as 170 iguarias que fazem parte do cardápio deste ano.

A Casa da Rota, na Antiga Lota de Portimão, junto ao Rio Arade e à Ponte Velha, tem vindo a constituir um ponto de encontro para todos os que participam nesta aventura gastronómica. Aqui podem obter mais informações, adquirir o passaporte da Rota ou até mesmo a t-shirt do evento lançada este ano pela organização com o mote ”Carimba-me com Jeitinho”, de quarta a domingo, entre as 19h00 e as 23h00.

Aos sábados à noite, a partir das 22h00, a Casa da Rota ganha um ambiente de festa com animação a cargo de Djs convidados, sendo que, no dia 12, está desde já agendada a Festa da Lua Nova, com música a cargo de Dj Simon.

Além do tradicional “passa palavra” que faz parte do espírito de quem, de restaurante em restaurante e de pastelaria em pastelaria, busca o melhor petisco, segundo a Teia d’Impulsos, associação social, cultural e desportiva responsável pela organização, a edição deste ano tem registado uma crescente interação nas redes sociais – Facebook, Twitter e Instagram da Rota do Petisco.

Há também um aumento de visitas ao sítio eletrónico do evento http://rotadopetisco.com, que disponibiliza não só todas as informações sobre a Rota do Petisco, em três línguas – português, inglês e castelhano, como ainda dá a conhecer as sugestões do dia e o programa de animação cultural.

Desenvolvido pela empresa ITBase, é também um local privilegiado para os petiscadores poderem deixar as suas opiniões sobre as ementas e contribuírem assim para que a qualidade da Rota e dos seus petiscos seja cada vez melhor.

Casa 1Aí podem ainda participar de forma fácil e rápida na Rota das Imagens Sagres, ao poderem submeter as melhores fotos captadas através deste sítio eletrónico.

A Rota das Imagem Sagres volta a desafiar os participantes da Rota do Petisco a captar a diversidade de cores, formas e texturas dos petiscos, bem como o espírito desta iniciativa, de acordo com os três temas a concurso: “ A Gastronomia na Rota do petisco”; “ A animação na Rota do Petisco” e a “A Sagres na Rota do Petisco”.

Cada petiscador pode participar com três fotografias por tema, a serem submetidas a concurso até dia 11 de outubro por email [email protected] ou carregadas diretamente na página de facebook da Teia D’Impulsos, uma iniciativa dinamizada por André Mota – Fotografia e Vídeo, com o apoio da Sagres.

A Rota do Petisco decorre até 11 de outubro, em nove zonas – Portimão (centro, zona ribeirinha e periferia), Alvor, Mexilhoeira Grande, Ferragudo, Silves e Monchique.

É indispensável a aquisição do Passaporte da Rota, nos Postos de Informação, na Casa da Rota ou nos estabelecimentos aderentes, pelo valor de 1 euro, que reverte integralmente a favor de sete projetos sociais promovidos por instituições locais.

 

Clique aqui para conhecer todas as 170 paragens desta Rota do Petisco 2015.

 

Comentários

pub