GNR apanha burlão que fingia ser segurança privado

Buscas feitas pela GNR na casa de um suspeito de cometer diversas burlas levou à apreensão de diverso material, entre […]

GNR de Loulé apanhou BurlãoBuscas feitas pela GNR na casa de um suspeito de cometer diversas burlas levou à apreensão de diverso material, entre o qual fardas de força de segurança e documentos das vítimas, usados para consumar os crimes. A operação decorreu esta quarta-feira, em Loulé.

O homem, de 38 anos, foi constituído arguido por «cerca de três dezenas de burlas e diversos furtos». Segundo o Comando Territorial de Faro da GNR, o homem fazia-se passar por um elemento de uma empresa privada e angariava as vítimas através da Internet.

O alegado burlão «aliciava as vítimas a inscreverem-se em cursos de vigilante e segurança privada, marcando encontros com as mesmas para preenchimento de documentação relativa à inscrição».

«No decurso desses encontros, em que se apresentava como elemento pertencente a força de segurança, exigia às vítimas os documentos pessoais de identificação, registo criminal e fotografias, bem como o pagamento da inscrição, com promessa de entrada imediata no curso (que nunca se realizava) e posterior ingresso em empresas de segurança privada», descreveu a GNR.

Na busca domiciliária que promoveu a GNR apreendeu «Um computador portátil, dois tablets, dois telemóveis, um veículo automóvel, distintivos de segurança privada, peças de fardamento de forças de segurança», para além dos documentos que eram pedidos às vítimas.

As burlas ocorreram em vários concelhos do distrito de Faro, bem como na área de Lisboa, Évora, Beja, Serpa e Portalegre, entre outros, sendo convicção da GNR «que muitas outras vítimas ainda não apresentaram denúncia às autoridades».

O homem, com antecedentes criminais e condenações pela prática de burlas, foi constituído arguido e interrogado e está obrigado a prestar Termo de Identidade e Residência.

Comentários

pub