FOTOGALERIA: Dieta Mediterrânica tem mais espaço para se mostrar em Tavira

O centro de Tavira voltou a engalanar-se para acolher a Feira da Dieta Mediterrânica. O certame foi inaugurado ontem, quinta-feira, […]

Feira da Dieta Mediterrânica 2015_47O centro de Tavira voltou a engalanar-se para acolher a Feira da Dieta Mediterrânica. O certame foi inaugurado ontem, quinta-feira, e vai mostrar os sabores, saberes  e cultura do Algarve e de outros pontos do país até domingo. Este ano, o festival cresceu, em dimensão e duração.

A inauguração oficial contou com a presença da ministra da Agricultura e Pescas Assunção Cristas, naquela que foi a sua primeira visita ao certame desde que este nasceu, há três anos. Também presentes, estiveram representantes das muitas entidades que organizam, em conjunto, este evento.

O membro do Governo aproveitou para conhecer o evento e enaltecer a importância do reconhecimento da Dieta Mediterrânica lusa enquanto Património Cultural Imaterial da Humanidade para a economia portuguesa.

A feira, em si, também tem muito que oferecer, pelo menos à economia local. Mostras gastronómicas, música, dança, teatro, seminários, oficinas, visitas, atividade física e um espaço dedicado às crianças são algumas das valências desta feira, que integra, em 2015, o 1º Festival Internacional Slowmed, organizado pela In Loco, que junta em Tavira representantes de seis países da bacia do Mediterrâneo.

Este festival foi oficialmente inaugurado esta sexta-feira de manhã e pode ser visitado até dia 6, domingo,  no Mercado da Ribeira. Às 18 horas de hoje, há mostras gastronómicas nacionais dos países envolvidos (Itália, Egito, Espanha, Líbano, Palestina e Portugal).

Esta é uma novidade introduzida nesta 3ªedição da Feira da Dieta Mediterrânica, mas não é a única. A Praça da Convivialidade, onde se concentram as tasquinhas que servem iguarias típicas, mudou-se para o jardim do Palácio da Galeria, já que a feira cresceu e subiu a colina de Santa Maria.

Ou seja, há mais espaço e atividades para desfrutar, ao longo dos quatro dias de evento, mais um do que o ano passado. Hoje, já há muito para ver e fazer.

Do programa desta sexta-feira, destaque para a sessão «Hábitos alimentares esquecidos da Dieta Mediterrânica», pela Associação Portuguesa de Dietistas, a decorrer às 18 horas no Jardim das Palmeiras. Às 18h30 há uma oficina de danças turcas, pela Tradballs, no  Jardim do Coreto, seguido de um concerto do acordeonista Gonçalo Pescada, na Igreja das Ondas, às 19 horas. À mesma hora, no stand da organização, será lançado o livro de receitas do concurso do 1º Festival de Gastronomia – Dieta Mediterrânica.

Às 21 horas, sobe ao palco da Praça da Convivialidade o projeto de flamenco andalusi Chekara. Às 22h30, há novo concerto, desta feita na Praça da República e de música popular do Sul de Itália, da banda Zimbaria. A animação continua no Jardim do Coreto, a partir das 23h45, com um baile popular, organizado pela Tradballs.

O programa completo da Feira da Dieta Mediterrânica de 2015 pode ser consultado, na íntegra, aqui.

Para ficar com uma ideia do que pode encontrar, na Baixa de Tavira, veja as fotos:

Fotos de Hugo Rodrigues/Sul Informação

 

Comentários

pub