Faro atribui Prémio de Poesia António Ramos Rosa pela primeira vez desde 2009

O Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa vai ter, este ano, a sua quinta edição. A distinção, que é […]

antonioRamosRosaO Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa vai ter, este ano, a sua quinta edição. A distinção, que é uma homenagem ao poeta farense que dá nome ao prémio, foi atribuída, pela primeira vez, em 1999 e voltou a ser entregue em 2001, 2007 e 2009. Esta é a primeira edição desde a morte do poeta.

O prémio «procura promover o aparecimento de novos poetas, mas também reconhecer o labor dos já consagrados».

Segundo a Câmara de Faro, que promove a iniciativa, «em todas as edições teve mais de 50 obras a concurso, tendo sido atribuído a poetas de reconhecida excelência literária como Fernando Echevarria, Fernando Guimarães, Nuno Júdice e João Rui de Sousa».

O vencedor do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa recebe 5 mil euros, sendo que a distinção conta com o alto patrocínio da Fundação Milénio BCP, e o apoio de Delta Cafés, ANA – Aeroportos de Portugal, Turismo de Portugal, Hotel Faro, Tertúlia Algarvia e Jornal de Letras, Artes e Ideias.

O júri vai ser composto por Gastão Cruz (poeta e ensaísta), Pedro Ferré (Vice-Reitor da Universidade do Algarve) e António Carlos Cortez (crítico literário).

A data limite para a entrega dos trabalhos é 31 de dezembro de 2015 e a cerimónia de entrega do Prémio está marcada para 23 de abril de 2016, dia do aniversário da Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa.

As Normas de Participação no Prémio poderão ser consultadas aqui.

Comentários

pub