Faleceu Francisco Rosado, o “pai” do Encontro de Música Antiga de Loulé

A Câmara de Loulé expressou o seu pesar pelo falecimento de Francisco Rosado, ontem à noite, vítima de doença súbita. […]

Francisco Rosado faleceuA Câmara de Loulé expressou o seu pesar pelo falecimento de Francisco Rosado, ontem à noite, vítima de doença súbita.

Numa nota enviada às redações a autarquia lamentou o desaparecimento do professor de música, que foi o grande impulsionador do Encontro de Música Antiga de Loulé, recordando o serviço por ele prestado à cultura louletana.

Segundo o executivo municipal louletano, Francisco Rosado foi «um homem que teve um papel preponderante na dinamização cultural do nosso Concelho, na área da música, particularmente da música antiga, já que a ele se deve a criação do Encontro de Música Antiga de Loulé, um evento que conta com quase duas décadas de existência e que se tornou numa referência na programação de eventos culturais do país».

«Francisco Rosado foi também um pedagogo exemplar, tendo sido responsável pela formação de muitos jovens do nosso Concelho que enveredaram pelos estudos superiores e por uma carreira nesta área. É de destacar ainda o reconhecimento internacional alcançado por esta figura ímpar da nossa vida cultural, estatuto que lhe foi conferido pela dedicação e empenho na direção artística do Encontro de Música Antiga de Loulé», acrescentam os responsáveis municipais.

 

Sobre Francisco Rosado:

«Natural de Faro (20 de junho de 1951), foi nessa cidade que frequentou os estudos até ao ensino secundário. Opositor ao regime de Salazar, partiu para Paris, obtendo o estatuto de exilado político da ONU. Um ano após a Revolução dos Cravos, em 1975, regressou à sua terra natal para continuar os estudos na área da música. Estudou flauta de bisel com Catarina Latino e Pedro Couto Soares, tendo participado em várias master classes promovidas pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Foi no ensino e na promoção da música antiga que assumiu grande destaque no Algarve, nomeadamente em Faro e Loulé. Foi um dos fundadores do Grupo de Música Antiga do Conservatório e constituiu o Consort de Flautas do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina.

Francisco Rosado esteve também ligado à programação dos Encontros de Música Antiga de Loulé desde 1999, tendo sido o seu grande mentor e durante todas as edições o seu diretor artístico. Fundou o Ensemble de Flautas do Centro de Expressão Musical de Loulé, agrupamento com vários CDs gravados.

Lecionava Flauta de Bisel e Classe de Conjunto no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, tendo influenciado positivamente várias dezenas de alunos ao longo do seu percurso profissional. Foi também professor do Centro de Expressão Musical de Loulé e, nos últimos tempos, do Conservatório de Música de Loulé».

Comentários

pub