Escolas ajudam a separar resíduos em nova edição de concurso da Algar

Os alunos de escolas algarvias voltam a poder dar o seu contributo para a recolha de resíduos recicláveis no Algarve […]

Vamos dar vida aos resíduos 2015Os alunos de escolas algarvias voltam a poder dar o seu contributo para a recolha de resíduos recicláveis no Algarve e ainda se habilitam a ganhar prémios.

A Algar volta a lançar o concurso «Vamos dar Vida aos Resíduos» e as escolas interessadas em participar podem inscrever-se até ao dia 30 de Setembro, no site da empresa responsável pela gestão de resíduos, no Algarve.

O concurso é composto por 5 etapas e vai decorrer durante todo o ano letivo 2015/2016. As escolas terão que separar a maior quantidade de resíduos recicláveis de embalagens e depositar no ecoponto.

Com esse gesto, os estabelecimentos de ensino «contribuem para um melhor Ambiente e além disso, podem ganhar um computador última geração». «Será ainda sorteado um tablet entre os alunos da escola vencedora», segundo a Algar.

O concurso promove um conjunto de atividades que pretendem ajudar a comunidade escolar na correta gestão dos resíduos que produz.

«Serão criadas condições para que a escola possa melhorar o processo de separação/deposição dos diferentes resíduos recicláveis, nomeadamente através de formação, realização de visitas de estudo, entrega de sinaléticas, equipamentos para a deposição de embalagens recicláveis (sacos e ecopontos domésticos), contentores para equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e Pilhões para a colocação de pilhas e acumuladores», explicou a empresa.

O concurso dirige-se às escolas, mas a ideia é que haja, igualmente, uma interação com a comunidade envolvente. «Os alunos deverão incentivar a população para que contribuam colocando os resíduos recicláveis nos ecopontos situados junto das escolas. Quanto mais resíduos forem depositados, melhor será a classificação no Ranking mensal das escolas», segundo a Algar.

«As 34 escolas que participaram no concurso o ano passado encaminharam para reciclagem cerca de 100 toneladas de resíduos recicláveis, o que significou 30 por cento de aumento face aos resultados da edição anterior. Três das escolas que contribuíram para este valor, não efetuavam qualquer separação de resíduos, o que significa que todo o material era encaminhado para o aterro», segundo o administrador-delegado da Algar Macário Correia.

«Após um mês de concurso, as mesmas três escolas juntas conseguiram encaminhar cerca de 1 tonelada de recicláveis para valorização! A ALGAR considera estes resultados fenomenais! Espera-se por isso que este ano letivo se verifique uma subida nas quantidades de resíduos recicláveis corretamente separados e encaminhados para reciclagem», acrescentou.

Comentários

pub