Cine-Teatro Louletano comemora Dia Mundial da Música com “Cyneticum”

  O Cine-Teatro Louletano recebe, no dia 1 de outubro, às 21h30, o espetáculo Cyneticum, como forma de de comemorar […]

 

CyneticumO Cine-Teatro Louletano recebe, no dia 1 de outubro, às 21h30, o espetáculo Cyneticum, como forma de de comemorar o Dia Mundial da Música. Os acordeões do Mito Algarvio Ensemble, composto «pelos mais prestigiados e premiados (nacional e internacionalmente) intérpretes do instrumento sediados na região», vão apresentar um concerto «único», segundo a Câmara de Loulé.

Esta é a primeira apresentação deste espetáculo no Algarve, depois da estreia, em junho deste ano, na Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito de uma encomenda do programa “Próximo Futuro”, dirigido gestor e programador cultural António Pinto Ribeiro.

Segundo a Câmara de Loulé, «o Algarve é uma região prolífica em acordeonistas, estando o som deste instrumento musical de palheta livre profundamente associado a toda a tradição musical desta zona do país. O reportório criado para este concerto foi feito a partir de uma metodologia de desconstrução, construção, destruindo e reconstruindo várias melodias, harmonias e ritmos, de forma a encontrar uma síntese musical perfeita que resulta do trabalho em coletivo e do universo musical de cada um dos músicos».

“Cyneticum” é, segundo a autarquia, «uma evocação do período romano que o Algarve viveu na Antiguidade e do qual existem vestígios etnolinguísticos que terão tido influência no modo de combinar melodias. Por outro lado, a recuperação de alguns temas do Mediterrâneo, Médio-Oriente e América do Sul são importantes na conceção deste espetáculo».

O Mito Algarvio Ensemble é composto por João Frade (acordeão, eletrónica e direção musical), Emanuel Marçal (acordeão e direção musical), Paulo Machado (baixo “fretless”, acordeão, eletrónica), João Filipe Guerreiro (acordeão) e Nelson Conceição (acordeão).

O espetáculo tem a duração de 75 minutos, destina-se a maiores de 6 anos, e os bilhetes custam 8€ por pessoa.

Comentários

pub