Câmara de Loulé quer criar Parque Urbano e Agrícola na encosta sul da cidade

A Câmara de Loulé quer criar um Parque Urbano e Agrícola junto à ribeira do Cadoiço, na encosta sul da cidade. Para […]

Avenida Parque das Cidades Loulé - C.M.Loule - Mira - vista cadoiçoA Câmara de Loulé quer criar um Parque Urbano e Agrícola junto à ribeira do Cadoiço, na encosta sul da cidade. Para já, a autarquia vai adjudicar a elaboração do projeto, sendo que, o custo estimado da obra é de 480 mil euros.

Segundo a autarquia, a criação do parque pretende «requalificar e consolidar a paisagem no sentido da sua transformação num local de usufruto público direcionado para as funções urbanas de recreio, lazer, cultura e desporto» e a retoma e «dinamização da atividade agrícola numa perspetiva de economia produtiva».

O local, que é constituído por terrenos agrícolas particulares, servidos por caminhos públicos, e atravessados por linhas de água, «desenvolve-se em anfiteatro sobre uma paisagem de características agrícolas, com vistas para a orla costeira, tendo como pano de fundo, a norte, o perímetro amuralhado da cidade», explica a Câmara de Loulé.

Na área de intervenção do Parque, «a vegetação e os elementos construídos, de que se destacam os caminhos, os muros de contenção e os sistemas de rega, preservam ainda a estrutura da típica paisagem agrícola do barrocal algarvio, às portas da cidade construída».

A autarquia louletana explica ainda que «Memória, Herança e Criação são os conceitos subjacentes a esta intervenção», que entre outro benefícos vai criar «uma alternativa viária que atravesse toda a área de intervenção para facilitar um mais célere acesso entre a zona sul poente e a zona sul nascente da cidade».

A intervenção prioritária da obra vai ser nos caminhos públicos, o que permitirá, segundo a Câmara, que o Parque comece a assumir forma no território.

A área estimada de intervenção é de 65000 m2, sendo que a elaboração do projeto vai custar 50 mil euros.

 

Comentários

pub