Alunos e professores de Artes Visuais da UAlg mostram trabalhos no Festival F

Durante o Festival F, nos dias 4 e 5 de setembro, a Fábrica da Cerveja, na Vila Adentro, em Faro, […]

FC_WEBDurante o Festival F, nos dias 4 e 5 de setembro, a Fábrica da Cerveja, na Vila Adentro, em Faro, vai receber a FACa – Fábrica de Arte Contemporânea. Esta é uma exposição de obras de artistas formados em Artes Visuais pela Universidade do Algarve, e de «artistas consagrados», professores ou colaboradores do curso.

Segundo adianta a UAlg, «este é o primeiro passo para um projeto mais vasto que pretende desenvolver-se no espaço da Fábrica da Cerveja, com o apoio da Câmara Municipal de Faro e da Universidade do Algarve».

Segundo Mirian Tavares, docente do curso de Artes Visuais e diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), «o projeto FACa pretende singrar na contracorrente dos modelos impostos para a produção artística, retirando a criação da lógica da produção industrial ou funcional, e recolocando-a naquele que, acreditamos, seja o seu lugar – o da experimentação e o da ação que promove a cidadania. Ser artista é um ato de coragem numa sociedade cada dia mais voltada para a mecanização dos gestos e dos comportamentos, moldada por princípios economicistas e pseudocientíficos, que pretendem formatar comportamentos e ideias».

Na opinião da docente, trata-se de «um projeto feito à medida da cidade e da região que o vai acolher, sem descurar a sua projeção para o país e para o mundo. Não existe produção artística sem uma massa crítica ativa e produtiva; neste sentido, pretendemos experimentar uma maneira de produzir, simultaneamente, arte e pensamento crítico, pois entendemos a reflexão como parte fundamental de qualquer processo que se pretenda revolucionário».

Mirian Tavares defende ainda que «é urgente refletir sobre a produção, sobre as contaminações entre a arte e outras matérias, e sobre o papel das artes, ou de um fazer artístico que se justifica por si mesmo, como gesto criador, humanista, revolucionário e fundamental nos tempos que correm».

Comentários

pub