682 mil euros ligam esgotos de Monchique Norte ao Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve

A empresa Águas do Algarve vai investir perto de 682 mil euros para ligar os efluentes de Monchique Norte ao […]

Obras água Monchique_1A empresa Águas do Algarve vai investir perto de 682 mil euros para ligar os efluentes de Monchique Norte ao Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve.

A empreitada prevê a execução de obras de construção civil, bem como o fornecimento e montagem de equipamentos metalomecânicos, eletromecânicos, elétricos, automação e instrumentação, de um conjunto de duas estações elevatórias de águas residuais domésticas, três coletores gravíticos e duas e respetivas condutas elevatórias.

Assim, esta intervenção inclui a construção da Estação Elevatória EE1, para recebes os efluentes provenientes da Cruz dos Madeiros e Parque Urbano, bem como da Estação Elevatória EE2, que irá receber os esgotos da Cruz dos Madeiros, Parque Urbano, Urbanização de S. Roque e de algumas habitações existentes no Vale. Ambas serão dotadas de um poço de bombagem compacto e dos vários equipamentos inerentes.

Quanto aos coletores gravíticos, haverá três: o CG1, que conduzirá os afluentes domésticos provenientes da Cruz dos Madeiros e Parque Urbano até à estação elevatória (EE1) e respetiva conduta (CE1), de modo a elevar os efluentes domésticos produzidos nesta bacia até à urbanização de S. Roque. Este troço terá cerca de 645 metros de comprimento, sendo constituído por tubagem em PVC de 200 milímetros de diâmetro.

O CG2 será construído ao longo do Caminho do Vale, recebendo a maioria dos efluentes domésticos da urbanização de S. Roque. Este troço terá cerca de 656 metros de comprimento, com tubagem em PVC de 200 milímetros de diâmetro.

Obras água Monchique_2Por último, o CG3, que terá início na Rua Pé da Cruz, onde afluem os caudais provenientes da CE CE2, estendendo-se ao longo da EN266 e da Estrada Velha. Este troço terá cerca de 785 metros de comprimento, sendo constituído por tubagem em PVC de 315 milímetros de diâmetro.

Haverá igualmente duas condutas elevatórias, a CE1, com início na estação elevatória EE1, a construir a nordeste de Monchique, desenvolvendo-se para oeste e sudoeste, até à urbanização de S. Roque. Este troço terá cerca de 918 metros de comprimento, e será constituído por tubagem em PVC de 125 milímetros de diâmetro.

A CE2 terá início na estação elevatória EE2, a construir no Caminho do Vale, desenvolvendo-se para sudoeste, até à Rua Pé da Cruz. Este troço terá cerca de 325 metros de comprimento, e será constituído por tubagem em PVC de 140 milímetros de diâmetro.

«Com este investimento, ganham as populações envolvidas e ganha o meio ambiente», salienta a empresa Águas do Algarve, em nota de imprensa.

O contrato, no valor de 681.972,47 euros e com um prazo de 240 dias, foi celebrado a 8 de Julho com a empresa Maja SA, tendo a consignação dos trabalhos decorrido a 17 de Agosto.

Comentários

pub