6000 visitantes comem 800 quilos de perceves em Vila do Bispo

Mais de 2.500 quilos de marisco, incluindo cerca de 800 quilos de perceves, foram consumidos ao longo deste fim-de-semana, de […]

Festival do Perceve_1Mais de 2.500 quilos de marisco, incluindo cerca de 800 quilos de perceves, foram consumidos ao longo deste fim-de-semana, de 4 a 6 de setembro, no Festival do Perceve, em Vila do Bispo, que atraiu ao concelho mais de seis mil visitantes, incluindo muitos estrangeiros.

Os visitantes puderam degustar, além dos perceves, também lapas, burgaus, mexilhões, papas de xerém, entre outros petiscos, ou seja, toda uma gama de sabores capazes de agradar aos mais variados paladares.

O grupo Albuhera, o artista João Paulo Cavaco, o grupo Vozes do Sul, o artista Xico Barata e a Banda Alhada foram os responsáveis pela animação musical do certame.

No decorrer desta iniciativa, foi projetado o filme “Marisqueiros da Vila do Bispo – Filhos de um Mar Maior”, que mostra os riscos que os marisqueiros correm para obter este marisco, demonstrando o porquê do preço deste produto e ainda a questão cultural em volta desta apanha.

Segundo Paulo Barata, presidente da Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo e Costa Vicentina, entidade organizadora do evento com o apoio da Câmara Municipal, o festival superou todas as expectativas, pois o número de visitantes, uma vez mais, foi superior ao previsto.

Conseguiu-se, assim, atingir os objetivos do Festival: promover uma das maiores iguarias gastronómicas do município, o perceve, e provar que o Festival do Perceve começa a ser um lugar de passagem obrigatório.

 

Sabia que…

Festival do Perceve_2Em Vila do Bispo, o perceve é conhecido desde tempos bastante recuados.

A sua presença foi detetada, por exemplo, numa sepultura existente junto aos Menires do Monte dos Amantes, em Vila do Bispo.

Alguns autores dos séculos XVI e XVII escreveram, também, sobre ele. Por volta do ano de 1600, o advogado Henrique Fernandes Sarrão, na sua “História do Reino do Algarve”, ao descrever a vida piscatória de Sagres, escreveu que aqui “há muito marisco de lagostas, lobagantes, centolas, perceves, mexilhões, e se toma muito pescado”.

Outra personalidade que passou por terras de Vila do Bispo, o engenheiro militar napolitano Alexandre Massay, em 1621, referiu-se, igualmente, à abundância de peixes e de mariscos na costa algarvia, salientando que “deles estão cobertas as praias e as rochas”.

Comentários

pub