Xilb dos Pequenos tem atividades para os mais novos na Feira Medieval de Silves

Os mais novos vão ter um espaço dedicado a eles na Feira Medieval de Silves: o “Xilb dos Pequenos”, que […]

Cartaz xilb dos pequenosOs mais novos vão ter um espaço dedicado a eles na Feira Medieval de Silves: o “Xilb dos Pequenos”, que vai funcionar todos os dias entre as 18h00 e as 24h00. Para além de várias oficinas, o espaço, que se localiza na Praça Al-Mu’tamid, vai ter jogos tradicionais para entreter as crianças.

Para este ano, há a novidade de uma oficina diária (19h00) de ensino de percussão, dança oriental e outras surpresas, que será dinamizada pela Associação Raks Al Amar- Associação Cultural para a promoção da dança e Artes em geral do Algarve.

Está ainda programada uma oficina dedicada à olaria, intitulada “No Tempo do Oleiro Hassan”, que «levará os participantes a descobrirem um oleiro de tez escura e olhos claros que vivia na rua da Azoia», segundo explica a Câmara de Silves. Esta oficina vai ter lugar diariamente, entre as 18h30 e as 22h00.

Outra das oficinas propostas chama-se: “A mágica Capital da Cultura”. Esta vai ser uma oficina de música, dança e adornos e acontece todos os dias, entre as 18h30 e as 22h30. Segundo a autarquia silvense, nesta oficina propõe-se «a descoberta de um poeta, amante da cultura, que viveu e foi senhor em Silves no século XI: Al-Mu’tamid. Tomando como inspiração o poema de Evocação a Silves, os participantes irão entrar no mundo imaginário da corte, contactando com alguns aromas, instrumentos musicais de tradição islâmica e terão a oportunidade de realizar o seu próprio adorno».

Já a oficina “Entre Triângulos, Quadrados e Cores”, também acontece diariamente, entre as 19h00 e as 23h30, e os participantes vão poder «criar os seus próprios mosaicos, reproduzindo a técnica de aresta e as composições decorativas de tradição islâmica».

Por fim, haverá também “Lendas e Estórias em tempo de Mouros”, todos os dias, pelas 22h00. «Este será um momento de relaxamento, durante o qual serão contadas lendas de Silves em tempo de mouros e cristãos, apelando à colaboração das crianças como intervenientes na história», adianta a Câmara de Silves.

Em relação a jogos tradicionais, as crianças vão poder experimentar o jogo da corda, andas, andarilhos, o jogo das sacas, a guilhotina, jogos das argolas, baloiços e jogos de equilíbrio com estrados.

O “Xilb dos Pequenos” localiza-se na Praça Al-Mu’tamid, em pleno acampamento medieval, sendo circundado por algumas tendas e artefactos que compõem o acampamento, réplicas de armas e vários objetos do quotidiano medieval.

O espaço vai ter duas zonas distintas de atividades. A primeira é controlada pelos colaboradores da autarquia onde vão decorrerão atividades programadas, e onde podem participar crianças a partir dos 3 anos de idade, acompanhadas pelo adulto responsável.

A segunda zona, onde vai estar o espaço lúdico e as estruturas de diversão, é de acesso livre a adultos, jovens e famílias com criaças, sendo da responsabilidade dos adultos a vigilância dos menores.

Comentários

pub