Treze grupos mostram sons e danças do mundo em Faro a partir de sábado

O FolkFaro, o maior festival de folclore do Sul de Portugal, vai arrancar no sábado, dia 15 de Agosto. Treze […]

Espanha Folkfaro 2015O FolkFaro, o maior festival de folclore do Sul de Portugal, vai arrancar no sábado, dia 15 de Agosto. Treze grupos folclóricos de Portugal e de outros seis países vão animar a capital algarvia, mas também outros concelhos do Algarve, até ao dia 23 de Agosto.

A gala de abertura está agendada para sábado, às 21h30, no Teatro das Figuras e juntará todos os grupos participantes.

Este ano, o contingente internacional é composto pelos grupos Hon Wa Folk Dance Troupe (Chung–Ho City, Taiwan), Ballet Folklórico de Sucre (Sucre, Bolívia), Folk Dance Ensemble Cajavec (Banja Luka, Bósnia-Herzegovina), AFS Študent (Maribor, Eslovénia), Grupo de Danza Adolfo de Castro (Cádiz, Espanha) e Dominic Graham School (Coleraine, Irlanda do Norte).

De diferentes pontos de Portugal chegam o Rancho Folclórico da Casa do Povo de São Pedro de Alva (Beira Litoral), o Rancho Folclórico do Bairro de Santarém (Ribatejo), o Rancho Folclórico de Paranhos – Porto (Douro Litoral), o Rancho Folclórico Os Pastores de S. Romão (Beira Alta), o Rancho Folclórico de Santo Estêvão (Algarve) e, o Rancho Folclórico do Calvário (Algarve), que se juntam ao anfitrião, o Grupo Folclórico de Faro, que apresentará as suas diferentes formações: Adulto, Infantil e “Cancioneiro”.

Ao todo, serão mais de trezentos os participantes, entre bailadores e músicos nesta 13ª edição do evento, cujo tema é «Aguarela de Sons e Tradições!».

Depois de um primeiro momento no Teatro das Figuras, o FolkFaro assenta arraiais no Largo da Sé, o local onde será instalado o Palco Principal do festival e onde se realizarão espetáculos diários. Paralelamente, vai decorrer a Feira dos Doces, Frutos Secos e Bebidas Regionais.

Em cada uma dessas noites, atuarão não só os grupos estrangeiros, como também diversas participações especiais: Sandra Cristo & Filipe Neves, Clube de Danças João de Deus, Grupo Veredas da Memória e Companhia de Dança Splash.

Eslovénia-foto-02O FolkFaro apresenta ainda diversos espetáculos nas freguesias de Faro e nos concelhos de Castro Marim, S. Brás de Alportel, Loulé, Tavira e Silves.

«O FolkFaro é o único festival do sul de Portugal com a certificação internacional do CIOFF-Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, uma organização não-governamental (ONG) com relações formais de consulta com a UNESCO, criada em 1970 com o objetivo de salvaguardar a promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore. Está atualmente representado em mais de 70 países e reúne mais de 250 festivais internacionais em todo o mundo», segundo a Câmara de Faro.

Além dos espetáculos dos grupos folclóricos, haverá animação de rua, na Baixa e no mercado, assim como desfiles dos grupos da Pontinha à Sé e animações musicais na “Tertúlia Algarvia”. O festival também mantém a sua componente social, com os já tradicionais programas especiais para crianças na Biblioteca e no Refúgio Aboim Ascensão, os programas para idosos em diversas instituições e um programa especial para os reclusos no Estabelecimento Prisional.

Comentários

pub