Três grupos participantes no Folkfaro dão “salto” até São Brás de Alportel

O Folkfaro – Festival de Folclore Internacional Cidade de Faro volta a passar no Jardim da Verbena de São Brás […]

Folk Dance Ensemble Cajavec_Bosnia-HerzegovinaO Folkfaro – Festival de Folclore Internacional Cidade de Faro volta a passar no Jardim da Verbena de São Brás de Alportel, na sexta-feira, dia 21 de Agosto.

Grupos oriundos da Bósnia-Herzegovina, Espanha e Irlanda do Norte vão atuar num espetáculo de entrada gratuita, agendado para as 22 horas.

Ao palco, vão subir o grupo Folk Dance Ensemble Cajavec, da Bósnia, o Grupo de Danzas Adolfo de Castro, de Espanha, e a Dominic Graham School of Irish Dance, da Irlanda do Norte.

Os convidados vindos dos balcãs distinguem-se pelos «típicos trajes adornados com padrões originais e com quase um século de História». Aliás, trajes, não são problema para o Ensemble Cajavec, cujo acervo «permite trajar mais de 700 bailarinos».

Da vizinha Andaluzia, vem um grupo que é «dos mais antigos e prestigiados do sul de Espanha». «Com o intuito de revelar ao mundo as raízes do flamenco, o grupo realiza um meticuloso trabalho de pesquisa para manter vivas as memórias dos bailes regionais mais populares de Espanha», descreveu a Câmara de São Brás de Alportel.

Os irlandeses da Dominic Graham School of Irish Dance trazem «as danças e músicas tradicionais da Irlanda, famosas pela rapidez de movimentos».

Comentários

pub