Teresa Caeiro e Cristóvão Norte no lançamento do livro «Jovens e a Política» em Portimão

O livro «Jovens e a Política», da autoria de José Miguel Bettencourt, vai ser apresentado amanhã, dia 19, às 22h00, […]

Jovens e a PolíticaO livro «Jovens e a Política», da autoria de José Miguel Bettencourt, vai ser apresentado amanhã, dia 19, às 22h00, na Feira do Livro de Portimão.

A obra será apresentada pelos deputados à Assembleia da República, Teresa Caeiro (CDS) e Cristóvão Norte (PSD), também candidatos pelo Algarve nas listas da coligação «Portugal à Frente».

Este livro teve o seu 1º lançamento no passado dia 14 de Julho, na Assembleia da República, tendo então contado com a apresentação de Adriano Moreira, Mota Amaral e e Jaime Gama.

A obra conta com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, contando ainda com uma Nota de Apresentação de Mota Amaral e Posfácio de Jaime Gama.

Reúne depoimentos inéditos de personalidades como Adriano Moreira, João Carlos Espada, João Dias da Silva, Luís Campos e Cunha, Miguel Morgado, Mota Amaral, Paulo Almeida Sande, Paulo Teixeira Pinto, Pedro Magalhães e Rui Oliveira e Costa, sobre Política, os Políticos e a Juventude, do Passado à Atualidade.

«Neste livro, são feitas declarações inéditas sobre o tempo conturbado que vivemos e a importância de se repensar a Política e a sua utilidade, o Estado, a Democracia, apurando o que pode ser a política, para que serve, qual a finalidade da ação política», explica o autor.

«É feita uma retrospetiva de diversas gerações políticas e de pensadores da política portuguesa, das experiências e missões políticas que protagonizaram, da análise que fazem da política e dos políticos, desde o Estado Novo, o Pré e Pós 25 de Abril, passando pela análise de diferentes momentos relevantes dos 41 anos da democracia portuguesa», acrescenta.

No livro, é também esboçado um «retrato da Juventude Política do passado à atualidade, abordando-se a relação entre a Política e as Novas Gerações. A baixa participação cívica e partidária dos portugueses, a dos Jovens e a dos menos Jovens, é uma questão cujas causas e consequências se tenta aqui entender, tendo em conta que essa problemática pode ser um sintoma preocupante e reflexo de uma sociedade civil ainda frágil ou fragilizada», diz ainda José Miguel Bettencourt.

Este livro escrito por um académico e investigador de ciência política é também apresentado como «um registo escrito e crítico de alguém que, desde muito novo, tem acompanhado com especial interesse, a política, os partidos e a ação dos políticos».

Comentários

pub