São Brás de Alportel candidata projeto de defesa da floresta a fundos comunitários

A Câmara de São Brás de Alportel apresentou uma candidatura a fundos comunitários para desenvolver um projeto de defesa da […]

Efeitos do Incêndio na Serra do CaldeirãoA Câmara de São Brás de Alportel apresentou uma candidatura a fundos comunitários para desenvolver um projeto de defesa da floresta contra incêndios que prevê um investimento global de mais de 362 mil euros, a executar até 2020.

A candidatura apresentada pelo município sãobrasense ao Programa de Desenvolvimento Rural – PDR 2020 (o sucessor do Proder) prevê quatro tipos de intervenção: beneficiação e construção da rede primária da faixa de gestão de combustíveis; beneficiação e construção de pontos de água; beneficiação da rede viária e sinalética de Defesa da Floresta contra Incêndios.

«Neste momento a autarquia são-brasense aguarda a aprovação desta candidatura para iniciar este projeto estratégico», acrescentou.

A Câmara de São Brás apresentou esta candidatura «consciente da extrema importância de que se reveste o investimento em infraestruturas de defesa da floresta contra incêndios», naquela que vê como «uma aposta estratégica na prevenção».

«A serra do Caldeirão tem vindo a ser afetada por incêndios de grande dimensão. É disso exemplo o trágico incêndio de julho de 2012 que devastou metade do território do concelho de São Brás de Alportel. Estes incêndios têm gerado drásticas perdas de rendimento por parte dos proprietários florestais e alterações de habitat e das realidades ecológicas destes locais. Esta dura realidade associada às alterações climatéricas e à perceção de risco elevado ao investimento na gestão florestal têm vindo a causar uma cada vez mais marcada, desertificação das zonas serranas, preocupação que se assume prioritária para o Município de São Brás de Alportel, que tem na Serra do Caldeirão uma das maiores potencialidades turísticas do território e o berço de uma das melhores cortiças do mundo, matéria-prima do setor económico mais representativo do concelho», ilustrou a Câmara de São Brás de Alportel.

Comentários

pub