Ponte D. Maria II reabre hoje em Lagos (com fotos)

A velhinha Ponte D. Maria, em Lagos, reabre hoje, ao fim da tarde, depois de meses de obras e de […]

ponte d maria_01A velhinha Ponte D. Maria, em Lagos, reabre hoje, ao fim da tarde, depois de meses de obras e de mais de três anos de fecho ao trânsito por razões de segurança.

A ponte volta a abrir mas com novas condições, com os arcos reforçados por estacaria, um novo tabuleiro mais leve e adaptado ao trânsito automóvel, mas com dois corredores laterais, um só para peões, outra também com uma ciclovia para bicicletas.

Em Agosto passado, aquando da assinatura do contrato de empreitada para a obra, a presidente da Câmara Maria Joaquina Matos tinha dito ao Sul Informação que a criação desses dois largos corredores laterais são «uma forma de prolongarmos o passeio da avenida, que assim passará de um lado ao outro».

No total, as obras, que começaram em Setembro do ano passado e que custaram cerca de 870 mil euros, atrasaram-se cerca de mês e meio, mas reabrem ainda a tempo de facilitar, durante este congestionado mês de Agosto, a ligação entre Lagos e a Meia Praia.

Fonte da Câmara disse ao Sul Informação que, nos últimos dias, foram feitos os testes de carga, estando já completamente instalada a sinalização horizontal e vertical.

ponte d maria_02Ontem, durante o dia, os trabalhadores da obra dedicavam-se aos últimos retoques, bem como a retirar os tapumes e vedações, tal como se pode ver nas fotos.

Apesar de totalmente concluída quanto a fundações e tabuleiro, continua ainda a decorrer a pintura dos arcos da ponte, pelo que os andaimes montados lateralmente só depois serão retirados.

A Ponte D. Maria II, que está interdita ao trânsito automóvel desde 11 de Fevereiro de 2012, por ordem da Câmara, depois de uma inspeção do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) ter detetado problemas na estrutura, liga as duas margens da ribeira de Bensafrim, entre a cidade de Lagos e a zona da Marina e Meia Praia.

A obra foi comparticipada em cerca de 65%, por fundos comunitários, através do PO Algarve 21, sendo o restante assegurado pela autarquia de Lagos.

 

Comentários

pub