Odemira dedica mês de Setembro à cultura

Odemira vai dedicar o mês de Setembro à Cultura, num evento que tem como objetivo promover a cultura do concelho, […]

setembro culturalOdemira vai dedicar o mês de Setembro à Cultura, num evento que tem como objetivo promover a cultura do concelho, o seu património oral, artístico e patrimonial e adicionar-lhe diferentes manifestações culturais.

Em Odemira, ao longo de todo o mês de Setembro vão decorrer espetáculos musicais, cinema ambulante, teatro, simpósio de escultura exposições de pintura, jornadas do património a par da comemoração do feriado municipal e a tradicional cerimónia religiosa, bem como o aniversário da biblioteca municipal.

As atividades incluem a comemoração 15º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, no dia 4 de setembro, que irá proporcionar a toda a população uma programação com muitas surpresas, nomeadamente a Oficina Criativa – Bonecos com História e o Teatro de Bonecos – Tempo D’Aldeia por Isabel Artesã de Histórias.

As comemorações terminam com a inauguração da exposição “Tintas e Técnicas”, da Universidade Sénior de Odemira, e o habitual bolo de aniversário.

O dia 8 será de festa em honra da Padroeira Nossa Senhora da Piedade, comemorando-se nesse dia o Feriado Municipal com a realização da IV Sessão Solene do Dia do Município, na qual se irá distinguir várias entidades e individualidades.

De 7 a 20 de setembro, a vila de Odemira vai ser palco para o V Simpósio Internacional de Escultura, com artistas de diversas nacionalidades a trabalhar ao vivo junto à zona ribeirinha.

Por seu lado, o Festival Sete Sóis Sete Luas volta a Odemira com a arte do Mediterrâneo e do mundo lusófono. O programa integra espetáculos musicais, uma grande performance de rua e a exposição de cerâmica e pintura “Mãe, Terra Mar”, nos dias 11 e 12 e 26 de setembro, respetivamente.

De 19 de setembro e até 31 de outubro, a arte da representação será promovida pelo Festival de Teatro de Odemira, com várias exibições de grupos de teatro amador do concelho.

No dia 26 de Setembro, assinalam-se as Jornadas do Património, com o tema “Património Industrial e Técnico”, com iniciativas na antiga Fábrica da Moagem de Sabóia.

Estas iniciativas, a par dos espetáculos musicais “Às quintas no Quintal”, bem como do II Ciclo de Cinema Ambulante,que irá percorrer o concelho com o filme “Sete Pecados Rurais”, ao longo de todo o mês de setembro, em Odemira, estão integrados no evento Setembro Cultural.

Comentários

pub