Mergulhe nos Mercados algarvios de ontem e de hoje nas exposições em Lagoa

«Mercados no Algarve​,​ ao longo dos ​tempos» é o tema genérico das exposições, com fotografias antigas, atuais e bilhetes-postais ilustrados, […]

Feira de Tavira: comerciantes de mulas – foto de Tim Motion

«Mercados no Algarve​,​ ao longo dos ​tempos» é o tema genérico das exposições, com fotografias antigas, atuais e bilhetes-postais ilustrados, que abrem amanhã, terça-feira, 4 de Agosto, em dois locais de Lagoa: as caves da Única – Adega Cooperativa d​o ​Algarve, em Lagoa, e o Arquivo Municipal.

Na cave da Adega Cooperativa poderão ser vistas fotografias de grandes dimensões, antigas, de fotógrafos como Artur Pastor, Tim Motion, António Maria Callapez (de Monchique), José Gameiro, José Tengarrinha, bem como duas fotos sem autor conhecido, uma cedida pelo Museu Municipal de Loulé e outra pela Fototeca de Lagos.

«São sete fotos de grandes dimensões, uma de cada fotógrafo, que retratam os mercados no Algarve, até aos anos 70/80 do século passado», disse Nuno Loureiro, diretor dos Encontros de Fotografia de Lagoa, em declarações ao Sul Informação.

Na vertente atual, a mesma cave da Adega expõe sete outras imagens, também de grande dimensão, da autoria do próprio Nuno Loureiro. Estas fotografias são o resultado de mais de seis meses a percorrer as feiras e mercados de uma ponta a outra do Algarve.

No Arquivo Municipal de Lagoa, por seu lado, estarão patentes os mercados, mas através dos bilhetes-postais que antes era hábito enviar por correio.

Mercado no Algarve - foto de Nuno Loureiro
Mercado no Algarve – foto de Nuno Loureiro

Nesta exposição inédita estarão patentes postais-ilustrados de colecionadores: Manuel Mendonça, de ​Portimão, Nelson Fantasia, de Estoi, e ainda Maria José Bravo, mais conhecida como D. Zézinha, que durante décadas trabalhou no Notário em Lagoa, e que apresenta um raro postal de um mercado em Ferragudo​, editado na localidade e com uma fotografia de Júlio Bernardo, natural daquela vila.

«O tema genérico dos Encontros de Fotografia de Lagoa, este ano, é a “Terra Algarvia – no rumo da identidade”. Os ​
mercados ligam-se a este tema», explicou Nuno Loureiro.

No entanto, avisou: «esta é uma temática que não está esgotada. Continuamos à procura de fotografias e postais antigos, de mercados e feiras no Algarve, mas não só». Por isso, se nos baús lá de casa tem imagens antigas que pense que podem interessar, entre em contacto com os Encontros de Fotografia de Lagoa.

As mostras «Mercados no Algarve​,​ ao longo dos ​tempos» abrem terça-feira, 4 de Agosto, e podem ser vistas até 29 de Setembro, nas caves da Única – Adega Cooperativa d​o Algarve, em Lagoa​,​ e no Arquivo Municipal».

Comentários

pub