Jerónimo de Sousa considera PS, PSD e CDS «muito parecidinhos» (com fotos)

Jerónimo de Sousa. secretário-geral do PCP, acusou PS, PSD e CDS de serem «muito parecidinhos», durante o seu discurso de […]

DSC_0741Jerónimo de Sousa. secretário-geral do PCP, acusou PS, PSD e CDS de serem «muito parecidinhos», durante o seu discurso de encerramento do jantar-comício da CDU, ontem à noite, em Silves.

O líder dos comunistas, que, de manhã, no almoço-convívio na Mata de Monte Gordo, já tinha criticado a coligação no Governo, à noite lançou farpas aos socialistas e a António Costa, considerando que «o PS desertou do combate» e acusando-o de estar conivente com uma «política de direita prosseguida por outras mãos».

«Naquilo que é estruturante, [PS, PSD e CDS] estão de acordo, são muito parecidinhos», disse Jerónimo de Sousa. Como exemplos dessas parecenças, o líder comunista apontou as posições que considera idênticas, de PS e da coligação Portugal à Frente, sobre a renegociação da dívida, o tratado orçamental, a segurança social ou as privatizações.

Atacou também a «manobra mistificadora» que, na sua opinião, constitui a defesa, por parte de socialistas e partidos do Governo, da «necessidade de maioria absoluta» para garantir a estabilidade do país, uma mistificação que, acusou, conta «com a abusiva cobertura do Presidente da República».

Sublinhando que «uma maioria absoluta seria um cheque em branco», Jerónimo de Sousa criticou ainda outra «mistificação» que PS e coligação promovem, a de que as Eleições Legislativas são para eleger um primeiro ministro.

«Esta história dos candidatos a primeiro ministro é um embuste criado pelo PS e pelo PSD para enganar as pessoas», porque «não há eleições para primeiro ministro», frisou o secretário-geral do PCP.

Jerónimo de Sousa quer que a CDU seja vista como uma espécie de fiel da balança, capaz de fazer pender para a esquerda o governo que sair das eleições de 4 de Outubro. Mas não disfarça a sua convicção de que o PS mais facilmente irá «juntar os trapinhos» com os partidos de direita, que com a esquerda.

DSC_0739Se tal acontecer, avisou, «com isto PS queima a alternância sem alternativa» que se tem vivido até agora, nos 39 anos de governação que os socialistas, o PSD e o CDS, sozinhos ou coligados sob geometrias diversas, já levam.

Nessa geometria nunca entrou o PCP ou a CDU, mas não por culpa dos comunistas, salientou Jerónimo de Sousa. «Foi sempre o PS que escolheu para aliados os partidos de direita», por isso, defendeu, «não é o PCP o problema, o problema é o PS que faz uma política de direita».

Num jantar-comício que teve casa cheia – 450 pessoas, a juntar às 300 que já tinham estado no almoço em Monte Gordo -, foi ainda apresentada a lista de candidatos da CDU pelo círculo do Algarve às Legislativas de Outubro e que volta a ser encabeçada pelo já deputado Paulo Sá.

O secretário-geral do PCP não poupou elogios à sua lista, que afirmou ser constituída por gente que «conhece os problemas do Algarve a fundo».

«O camarada Paulo Sá trabalhou mais que os outros deputados todos juntos», fez ainda questão de sublinhar Jerónimo de Sousa, arrancando uma ovação aos militantes e simpatizantes que enchiam por completo a nave da Fissul, em Silves.

Paulo Sá, que também usou da palavra, começou por fazer uma resenha de tudo o que foi fazendo pelo Algarve como deputado ao longo da legislatura anterior. Mas falou também de algumas das questões que são muito caras aos algarvios e à CDU, como as portagens na Via do Infante.

Sobre as promessas já feitas pelo primeiro-ministro Passos Coelho (em entrevista ao Sul Informação) e pelo secretário-geral do PS António Costa de baixar as portagens caso venham a ser os futuros chefes de governo, Paulo Sá salientou que, «após as eleições, esses partidos irão meter as promessas na gaveta».

Paulo Sá
Paulo Sá

Paulo Sá recordou ainda que a CDU propôs, por oito vezes, na Assembleia da República, a abolição das portagens na Via do Infante, propostas sempre rejeitadas pelo PS e pelos partidos do Governo.

Lamentando que a EN125 tenha «voltado a ser conhecida como estrada da morte», o deputado comunista e de novo cabeça de lista da CDU defendeu que as «obras de requalificação na EN125 devem ser feitas em toda a estrada».

Quanto à saúde, o candidato criticou a recente suspensão «da assistência às grávidas no Hospital de Faro, reencaminhando-as para um hospital privado», defendendo que isso é um exemplo da destruição do Serviço Nacional de Saúde, contra a qual a CDU continuará a bater-se.

O jantar-comício terminou com a chamada ao palco de diversos dirigentes do PCP e de Os Verdes, bem como dos candidatos a deputados da CDU pelo Algarve.

 

Lista de candidatos da CDU, pelo círculo do Algarve, à Legislativas de 4 de Outubro:

Candidatos da CDU pelo Algarve às Legislativas 2015
Candidatos da CDU pelo Algarve às Legislativas 2015

1º – Paulo Sá, membro do PCP, 50 anos, Professor na Universidade do Algarve desde 1993, exerceu diversos cargos na Universidade do Algarve, co-fundador do Centro de Ciência Viva do Algarve, é eleito na Assembleia Municipal de Faro, desde 2009, é deputado na Assembleia da República, eleito pelo Algarve, desde 2011, membro da Comissão Concelhia de Faro e da Direção da Organização Regional do Algarve do PCP

2º – Catarina Marques, membro do PCP, 38 anos, Professora, Dirigente do Sindicato dos Professores Zona Sul

3ª Joana Sanches, membro do PCP, 34 anos, Enfermeira, Eleita na Assembleia Municipal de Portimão

4º Brasão Costa, membro do PCP, 63 anos, Médico, Membro do Conselho Municipal de Segurança de Faro.

5º Filipe Parra Martins, membro do PCP, 35 anos, Agente imobiliário, eleito na Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António, membro da Direção Nacional da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura Recreio e Desporto

6ª Paula Vila Longa, membro do Partido Ecologista “Os Verdes”, 59 anos, Médica em Vila do Bispo

7ª Luísa Conduto Luís, independente, 43 anos, Professora, Vereadora na Câmara Municipal de Silves.

8º Tiago Jacinto, membro do PCP, 35 anos, Operário Polivalente, Dirigente do Sindicato da Hotelaria do Algarve, Eleito na Assembleia de Freguesia de Almancil.

9º Luís Santos, membro do PCP, 34 anos, empregado comércio, Dirigente do Sindicato do Comércio Escritório e Serviços de Portugal – CESP.

10ª Matilde Mendonça, membro do PCP, 68 anos, Reformada, Ativista do Movimento Unitário de Reformados Pensionistas e Idosos.

11º José Raimundo, membro do PCP, 66 anos, Mariscador, Membro da Assembleia de Freguesia de Olhão, Presidente da Assembleia Geral do Sindicato da Pesca do Sul.

12º Manuel António, membro PCP, 58 anos, Operário na CM de VRSA, Presidente do Clube de Caça e Pesca do Guadiana.

13ª Ana Paula Viana, Independente, 50 anos, Técnica Superior, Eleita na Assembleia Municipal de Lagos.

14º Ricardo Martins, membro do PCP, 22 anos, Licenciado em Ciências da Comunicação, Membro da Comissão Política da Direção Nacional da JCP.

Mandatária: Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves

 

Fotos: Elisabete Rodrigues/Sul Informação

 

 

Comentários

pub