Já se circula em toda a Variante de Faro, mas obras continuam até Outubro (com vídeo)

O troço principal da última fase da Variante Norte a Faro já abriu à circulação, mas ainda faltam algumas intervenções […]

Variante Faro abertaO troço principal da última fase da Variante Norte a Faro já abriu à circulação, mas ainda faltam algumas intervenções para se poder dizer que a obra está concluída.

O grosso das intervenções que ainda falta realizar, como a conclusão da ligação à Rotunda de Olhão e o nó de ligação à EN2, só estarão acabadas em Outubro, mas a Estrada Municipal 518 (entre as Rotundas de Olhão e Conceição) abrirá «daqui a uma semana».

A obra continua, mas, na visão do presidente da Câmara de Faro, o mais importante é que foi finalmente concluída uma ligação que irá dar uma grande ajuda ao tráfego «em Faro e no Algarve». Apesar de não ter havido cerimónia oficial de inauguração, por respeito às vítimas mortais de um acidente ocorrido esta segunda-feira na Patã, Rogério Bacalhau e os responsáveis pela obra estiveram no local cerca de uma hora antes da abertura da estrada ao trânsito.

«Para mim, 17 de Agosto passa a ser um dia histórico para o concelho, mas também para o Algarve, porque esta estrada vai ter implicações na mobilidade dentro de Faro e em toda a região. Hoje cumpre-se uma aspiração muito antiga dos farenses que vai trazer grandes vantagens ao concelho, em termos competitivos e ambientais», considerou o edil Farense, em declarações ao Sul Informação.

Além das ligações da Variante à Rotunda de Olhão e à EN2, também está previsto acabar em Outubro o viaduto que irá ligar a Rotunda de Olhão e o Areal Gordo «com todas as condições de segurança», como ilustrou Rogério Bacalhau.

Esta era a principal obra da concessão Rotas do Algarve Litoral, que confirmou ao nosso jornal, através do seu administrador-delegado Rui Sousa, que a Variante do Troto também deverá estar concluída em Outubro.

As restantes intervenções na EN125 a cargo da concessionária «devem estar concluídas em Março de 2016, conforme o previsto», segundo Rui Sousa. As obras voltarão em força «a partir de Setembro», para não colidir com a época alta do turismo.

Isso é válido para as obras entre Faro e Vila do Bispo, já que com a renegociação do contrato entre a Estradas de Portugal e a Rotas do Algarve Litoral, o troço da EN125 entre Olhão e Vila Real de Santo António voltou para a alçada da empresa pública.

As obras, neste troço, ainda não avançaram, mas já há acordo para que comecem ainda em 2015, para estarem concluídas «antes do final de 2016», segundo o presidente da empresa Infraestruturas de Portugal António Ramalho.

O Sul Informação aproveitou e “estreou” a Variante Norte, antes da sua abertura oficial. Veja aqui o vídeo da viagem:

 

Comentários

pub