Investimento de 5 milhões de euros anunciado para o Hospital de Faro

O Hospital de Faro viu ser inaugurado, na sexta-feira, o renovado internamento de pediatria, mas há mais investimento que precisa […]

Hospital de FaroO Hospital de Faro viu ser inaugurado, na sexta-feira, o renovado internamento de pediatria, mas há mais investimento que precisa de ser feito a curto prazo na unidade. O Secretário de Estado da Saúde Manuel Teixeira veio ao Algarve e revelou que há um investimento previsto de 5 milhões de euros para um novo equipamento para o serviço de cardiologia e para a reformulação do bloco operatório.

Segundo disse o Secretário de Estado ao Sul Informação, «há projetos que têm de ser feitos, nomeadamente equipamento para a cardiologia, de hemodinâmica, que está perto de atingir a sua vida útil e tem de ser substituído. Tem havido um grande esforço deste hospital para melhorar o serviço de cardiologia e, neste momento, a lista de espera de cardiologia quase desapareceu. Esse investimento para comprar o novo equipamento é de cerca de 2 milhões de euros e o Ministério [da Saúde] está muito empenhado nisso», assegurou.

Segundo Manuel Teixeira, o Ministério também está «muito empenhado» em ajudar no investimento de 3 milhões de euros necessário para juntar o bloco de ambulatório e o bloco central de cirurgia no mesmo espaço. Estas obras, juntamente com a aquisição do equipamento de hemodinâmica, permitem a reformulação do terceiro e do oitavo piso. «É um bom projeto», assegurou.

Pediatria faro (2) (Small)As palavras do Secretário de Estado deixaram o presidente do Centro Hospitalar do Algarve, Pedro Nunes, satisfeito. «O discurso deu-nos grande alento. É a secretaria de Estado da Saúde que decide a adequação do projeto e, quando publicamente, assume que é adequado, significa que não vamos ter entraves burocráticos e que esta é uma verba que ele próprio [o Secretário de Estado] está a consignar. Agora haverá eleições, os governos sucedem-se uns aos outros, do mesmo ou outro partido, e o SNS continua. Manuel Teixeira, ao comprometer-se, está a comprometer este ou outro governo, seja ele qual for».

Pedro Nunes explicou também ao Sul Informação os benefícios que estas intervenções vão trazer. «É um investimento em construção de modo a colocarmos os dois blocos operatórios um junto do outro: o bloco de ambulatório junto do bloco central. Isto permite uma maior segurança dos doentes, uma vez que todos os anestesistas e cirurgiões ficam perto uns dos outros», adiantou.

Segundo Pedro Nunes, também está previsto «o aumento da unidade de cuidados intensivos coronária, que tem de passar para dez camas, o necessário para o Algarve».

Também os vários edifícios do Hospital de Faro vão estar, em breve, ligados por passadeiras cobertas. «Já lançámos concursos para ligação dos vários edificios através de passadeiras cobertas, que é algo que este hospital não tem. Há situações em que os doentes têm de vir ao edifício principal, no inverno, debaixo de um chapéu de chuva, não pode ser», lamentou Pedro Nunes.

Para o presidente do CHA, o investimento no “velhinho” Hospital de Faro não coloca em causa o projeto de construção de uma nova unidade hospitalar na região. «Não está em causa o objetivo que o Algarve tem, e bem, de se vir a construir novo hospital. Os países têm de olhar para a realidade e, enquanto não fôr preciso construir o novo hospital, vamos remodelar o que temos. Quando não conseguimos comprar um carro novo, vamos arranjando o nosso carro, para que vá durando mais uns anos, para que faça mais uns quilómetros…», exemplificou.

 

Comentários

pub