Exposição de homenagem ao fotógrafo Gabriel Clemente abriu em Albufeira (com fotos)

Gabriel Clemente era fotógrafo amador, naquilo que o termo tem de mais literal: amava a fotografia. E foi através da […]

Gabriel Clemente 1Gabriel Clemente era fotógrafo amador, naquilo que o termo tem de mais literal: amava a fotografia. E foi através da objetiva que ele retratou o Algarve e, em especial, o concelho de Albufeira, que escolheu para viver os anos dourados da sua reforma.

Senhor de uma grande generosidade, Gabriel partilhava com todos, fosse na sua página de Facebook, fosse nas páginas de revistas e jornais algarvios, como o Sul Informação, as suas fotografias.

Inesperadamente, em Dezembro passado, o coração traiu-o e Gabriel Clemente morreu. A Câmara de Albufeira, em conjunto com um grupo de amigos e familiares do malogrado fotógrafo, inaugurou na quinta-feira, 20 de Agosto, feriado municipal, a exposição “Porto de Abrigo – Homenagem a Gabriel Clemente”, com 20 das melhores imagens do concelho por ele captadas, nos últimos anos.

A abertura da exposição, que contou com a presença da mulher, da filha e até de uma neta de Gabriel Clemente, vindas especialmente da Alemanha, onde residem, foi uma cerimónia emotiva.

A filha Carina Evangelista a falar
A filha Carina Evangelista a falar

Carina Evangelista, filha, recordou com emoção que o seu pai «não fotografava com os olhos, mas com o coração e com a alma».

Elisabete Rodrigues, jornalista e diretora do Sul Informação, convidada a falar em nome dos amigos, recordou a «imensa generosidade» de um homem que escolheu os Olhos d’Água, em Albufeira, e o Algarve como a sua terra do coração, apesar de ter nascido na zona de Leiria e de ter emigrado, ainda menino, com os pais, para a Alemanha, onde se fez homem, casou e trabalhou.

Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira, relembrou que “Gabriel Clemente deixou uma marca dentro de nós pela sua grandeza enquanto ser humano e, ao mesmo tempo, pelo legado que consubstancia a sua arte, aqui bem representada nestas fabulosas imagens”.

A mostra está patente na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, até ao dia 27 de setembro e pode ser visitada no seguinte horário:
Agosto 15h00 às 20h00 / 21h00 às 23h
Setembro: 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30

A Galeria de Arte Pintor Samora Barros, localizada no Largo Eng.º Duarte Pacheco, encerra aos domingos e feriados.

 

Comentários

pub