Doze algarvios e dois “forasteiros” nas listas do Algarve do PSD/CDS-PP às Legislativas

Doze algarvios, dois “forasteiros”, um de cada partido da coligação, e um cabeça de lista independente. A lista de candidatos […]

Candidatos PSD 2015Doze algarvios, dois “forasteiros”, um de cada partido da coligação, e um cabeça de lista independente.

A lista de candidatos à Assembleia da República da coligação «Portugal à Frente» (PSD e CDS-PP) pelo círculo eleitoral do Algarve às Legislativas de 4 de Outubro foi aprovada na passada semana, através dos Conselhos Nacionais do PSD e do CDS, e conta com dois candidatos de fora da região nos quatro primeiros lugares.

O nome do cabeça de lista da coligação pelo Algarve, o independente José Carlos Barros, presidente da Assembleia Municipal de VRSA, já era conhecido há mais de uma semana e os cinco nomes que se seguem também foram divulgados pelo Sul Informação na passada sexta-feira.

O segundo nome da lista é o do farense Cristóvão Norte, atual deputado do PSD pela região, seguido de dois “paraquedistas”, designados pelos respetivos partidos, a nível nacional: Teresa Caeiro, do CDS-PP, e o membro do Governo Pedro Lomba, do PSD. Seguem-se outros dois atuais deputados à AR sociais-democratas, os algarvios Bruno Inácio e Elsa Cordeiro.

Os outros três candidatos efetivos – o Algarve elege nove deputados – são Francisco Paulino, vice-presidente do CDS-PP/Algarve, o jovem social-democrata Carlos Gouveia Martins, que também já se sabia que integraria as listas da coligação, e Graça Pereira, vogal do Centro Hospitalar do Algarve.

Como suplentes, a lista conta, por esta ordem, com Nuno Serafim, vereador da oposição na Câmara de Lagos, José Pedro Caçorino, presidente do CDS-PP/Algarve e vereador da oposição em Portimão, Lina Neto, funcionária pública, de Lagoa, a centrista Ana Lemos Artur, Presidente da Associação das Mulheres Democratas Cristãs, e Rui Cristina, presidente do PSD/Loulé.

Candidatos da Coligação PSD CDS 5 a 9Esta é uma lista «onde a juventude se junta à experiencia e onde está patente a representatividade de toda a região bem como um conjunto alargado de pessoas com competências diversificadas», considerou a coligação «Portugal à Frente», numa nota de imprensa.

«A juventude é de resto uma aposta forte desta candidatura. Nos primeiros lugares da lista surgem dois jovens do Algarve [Cristóvão Norte e Bruno Inácio] com provas dadas na Assembleia da República e um dos jovens secretários de estado do atual governo», acrescentou.

Este último, Pedro Lomba, é um das «duas figuras de relevo nacional indicadas pelas respetivas direções nacionais de ambos os partidos» que procuram apanhar uma “boleia” do círculo eleitoral do Algarve para garantir um lugar no Parlamento.

 

Lista completa de candidatos pelo Algarve da coligação «Portugal à Frente»

1 – José Carlos Barros (Independente):

1 - Jose Carlos BarrosArquiteto Paisagista pela Universidade de Évora, vive em Vila Nova de Cacela, em Vila Real de Santo António, onde foi vice-presidente da Câmara Municipal e é atualmente presidente da Assembleia Municipal. Foi diretor do Parque Natural da Ria Formosa e da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António e liderou a Divisão do Ordenamento do Território na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. Autor de mais de uma dezena de livros de poesia e de ficção, tem visto a sua escrita premiada um pouco por todo o País. Atualmente dedica-se a um projeto de turismo rural e agrícola em Vila Nova de Cacela.

 

 

2 – Cristóvão Norte (PSD):

Cristóvão NorteDeputado à Assembleia da República desde 2011, tem centrado a sua ação política em favor de causas como o mar, a reforma do sistema político, os direitos das minorias ou dos animais, entre outras.

É advogado e foi chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Faro.

 

 

 

 

3 – Teresa Caeiro (CDS-PP):

3 - Teresa CaeiroDeputada e vice-presidente da Assembleia da República, Teresa Caeiro é uma das mais respeitadas parlamentares do País.

Foi secretária de Estado da Segurança Social e secretária de Estado das Artes e dos Espetáculos.

 

 

 

 

4 – Pedro Lomba (PSD):

4 - Pedro LombaDocente universitário e especialista em Direito Público, advogado, foi colunista político mais de 10 anos em jornais nacionais antes de integrar o atual Governo, onde desempenha funções como secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional.

 

 

 

 

5 – Bruno Inácio (PSD):

5 - Bruno InácioDeputado à Assembleia da Republica desde 2014, tem centrado a sua ação parlamentar na área do turismo, na agricultura e nos transportes. Foi dirigente da Câmara Municipal de Loulé nas áreas do desporto e comunicação e, na Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, na área da cultura.

 

 

 

 

6 – Elsa Cordeiro (PSD):

6 - Elsa CordeiroDeputada à Assembleia da Republica desde 2011, tem especializado a sua ação na área das finanças públicas e na saúde. Gestora bancária, foi vice-presidente da Câmara Municipal de Tavira.

 

 

 

 

 

7 – Francisco Paulino (CDS-PP):

7 - Francisco PaulinoDelegado Regional do INATEL. Foi presidente do conselho de administração das empresas municipais Ambifaro, Mercado Municipal de Faro e Teatro Municipal de Faro. É vice-presidente da Comissão Política Distrital do CDS-PP.

 

 

 

 

 

8 – Carlos Gouveia Martins (PSD):

8 - Carlos Gouveia MartinsMestre em Ciências Farmacêuticas, é membro do departamento de relações institucionais da Associação Nacional de Farmácias e secretário-executivo da IPSS Plataforma Saúde em Diálogo. É presidente da JSD-Algarve.

 

 

 

 

 

9 – Graça Pereira (PSD):

9 - Graca PereiraÉ vogal do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve. Foi gestora na SUCH – Serviços de Utilização Comum dos Hospitais. É economista e mestre em Economia da Empresa.

 

 

 

 

 

10 – Nuno Serafim (PSD):

Nuno SerafimAdvogado e empresário é vereador da Câmara Municipal de Lagos. É presidente da Prólagos – Associação de Empresários de Lagos e do Clube Artístico Lacobrigense.

 

 

 

 

 

11 – José Pedro Caçorino (CDS-PP):

11 - José Pedro CaçorinoProfissional de Seguros, frequentou o curso de organização e gestão de empresas no ISCTE. É vereador da Câmara Municipal de Portimão. É presidente da Comissão Política Distrital do CDS Algarve.

 

 

 

 

 

12 – Lina Neto (PSD):

12 - Lina NetoLicenciada em Serviço Social, exerce atualmente funções na área da gestão do emprego e da formação profissional no IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, em Portimão. Foi presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco do Concelho de Silves.

 

 

 

 

 

13 – Ana Lemos Artur (CDS-PP):

13 -  Ana Paula ArturLicenciada em Gestão. É contabilista e empresária da área dos condomínios em Olhão. Foi membro da Assembleia de Freguesia de Olhão e é a presidente da Associação das Mulheres Democratas Cristãs.

 

 

 

 

 

14 – Rui Cristina (PSD):

Rui CristinaEngenheiro Civil, é técnico especialista de engenharia na empresa Infralobo, no concelho de Loulé. Foi coordenador da ACRAL de Loulé (Associação de Comerciantes da Região do Algarve). É o presidente do PSD/Loulé e foi, por duas vezes, candidato à Junta de Freguesia de Almancil.

Comentários

pub