Castro Marim assumiu a presidência da Eurocidade do Guadiana

Castro Marim assumiu, no sábado, em cerimónia na Colina do Revelim de Santo António, a presidência da Eurocidade do Guadiana. […]

Castro Marim assumiu, no sábado, em cerimónia na Colina do Revelim de Santo António, a presidência da Eurocidade do Guadiana.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, do presidente do Ayuntamiento de Ayamonte, Alberto Fernandez Rodriguez, do vereador do Município de Vila Real de Santo António, João Rodrigues, do vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Nuno Marques, e Fátima Ruíz-Granados, da Junta de Andaluzia.

“Hoje inicia-se uma nova etapa desta Eurocidade”, declarou Francisco Amaral, agora também presidente da Eurocidade do Guadiana, acrescentando que pretende realizar um “amplo debate, ouvir a sociedade civil”, numa reflexão sobre o rumo da Eurocidade e o seu aproveitamento máximo para o desenvolvimento dos três municípios.

“Estou absolutamente convencido que o futuro da Eurocidade nas mãos do presidente Francisco Amaral só nos trará boas coisas e mais qualidade de vida”, declarou o presidente cessante Alberto Rodriguez, do Ayuntamiento de Ayamonte.

Os municípios fronteiriços de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte constituem a primeira Eurocidade do Sul da Península Ibérica.

O protocolo de colaboração que deu origem à criação da Eurocidade do Guadiana – inicialmente composta pelos municípios de VRSA e Ayamonte – foi formalizado no dia 9 de janeiro de 2013.

Na sequência das relações de proximidade territorial e cultural existentes, o município de Castro Marim juntou-se à Eurocidade, no dia 9 de maio de 2013, numa cerimónia decorrida no Revelim de Santo António, em Castro Marim.

Comentários

pub