Câmara de Loulé preocupada com evento «não licenciado» na Praia da Falésia/Albufeira

A Câmara Municipal de Loulé manifestou este sábado, 1 de Agosto, a sua «preocupação» com um evento marcado para amanhã, […]

sound beach partyA Câmara Municipal de Loulé manifestou este sábado, 1 de Agosto, a sua «preocupação» com um evento marcado para amanhã, domingo, na «Praia da Falésia – Albufeira» (Praia da Rocha Baixinha), com acesso preferencial por Vilamoura.

Segundo a autarquia louletana, o evento, uma festa de praia com DJs, «não se encontra devidamente licenciado, nomeadamente em termos de circulação rodoviária ou em situações de emergência» e poderá afetar Vilamoura, os seus residentes e visitantes.

A Câmara de Loulé diz, em comunicado, que «tem recebido indícios» de que está previsto para o próximo domingo, dia 2 de agosto, entre as 15h00 e as 23h00, a realização de um evento denominado “Sound Beach Party On”, na Praia da Rocha Baixinha, no vizinho concelho de Albufeira, mas com acesso por Vilamoura.

No dia 24 de julho, «face aos rumores que existiam», a Câmara diz ter transmitido «à pretensa organização e às entidades envolvidas – Câmara Municipal de Albufeira, GNR, APA e Autoridade Marítima – a sua preocupação com esta possibilidade, uma vez que se desconheciam e desconhecem planos de segurança, emergência, trânsito e preparação e recuperação da envolvente».

Nesse sentido, a autarquia de Loulé manifesta a sua «preocupação com o impacto que este evento pode ter para Vilamoura e para todos os residentes ou visitantes, que, neste dia, poderão sofrer as consequências de um evento que, ao que se sabe, não se encontra devidamente licenciado, nomeadamente em termos de circulação rodoviária ou em situações de emergência».

A Câmara louletana acrescenta que hoje mesmo, dia 1 de Agosto, voltou «a transmitir às mesmas entidades as suas preocupações com esta situação».

Também a Concelhia do PS de Albufeira já criticou a realização desta festa, que, segundo afirma em comunicado, tem o «palco montado no areal da praia, estruturas montadas em cima das dunas e arribas».

Ricardo Clemente, presidente da concelhia socialista, afirma que «a Câmara Municipal de Albufeira indeferiu a realização do evento por unanimidade, no entanto e, ao que parece, o mesmo vai-se realizar».

Por isso, interroga, «como vai [a Câmara de Albufeira] reagir a esta situação? Será que vai deixar andar, como tem feito em muitas outras ocasiões ou vai adotar uma posição firme na defesa dos interesses do concelho?»

«O impacto ambiental com um evento destes, numa zona extremamente sensível de arribas e dunas, é elevado. A segurança do espaço de difícil acesso e com uma série de condicionantes não estão acautelados. A limpeza e arrumação também acarretam despesas para o município. Com eventos desta envergadura, todos os cuidados são poucos e podem trazer consequências desagradáveis para o município em termos de imagem e segurança. Não existindo um plano de segurança como pode este evento ser levado a cabo?», questiona ainda o presidente da Concelhia do PS de Albufeira.

Para este responsável político, a Câmara albufeirense «deve desencadear todos os mecanismos na defesa da boa imagem do concelho e preservando a segurança daqueles que escolhem a nossa cidade como destino de férias».

A festa que está na origem de toda esta polémica entre concelhos vizinhos, governados por executivos municipais de cores políticas diferentes, a “Sound Beach Party On”, tem página no Facebook, que pode ser consultada aqui, sendo promovida pela empresa Espiral de Letras Publicidade e Eventos Lda, uma empresa ligada a uma discoteca no Montijo.

Os bilhetes têm estado à venda nos sites habituais, custando entre 15 e 30 euros, mas havendo também espaços VIP a 1000 euros, para 12 pessoas, com champanhe.

Na festa no areal da Rocha Baixinha, ao longo de toda a tarde e noite de amanhã, está prevista a atuação dos Djs Dimitri Viegas & Like Mike, Tony Junior, Diego Miranda, e KRASH.

O Sul Informação já pediu esclarecimentos à Câmara Municipal de Albufeira sobre este assunto, mas até agora ainda não os obteve.

Comentários

pub