Câmara dá 12,5 mil euros para obras nas instalações dos Bombeiros de Lagos

A Câmara de Lagos vai apoiar as obras de adaptação das instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagos […]

quartel dos Bombeiros BVL
quartel dos Bombeiros BVL

A Câmara de Lagos vai apoiar as obras de adaptação das instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagos com um subsídio de 12,5 mil euros. Este apoio surge na sequência de um pedido de ajuda financeira, apresentado pelos Bombeiros lacobrigenses.

A intervenção visa a remodelação e ampliação das camaratas e a adaptação dos balneários das instalações onde a Associação e o respetivo Corpo de Bombeiros funcionam, desde 1980.

Segundo a Câmara de Lagos, no ano em que o edifício passou a ser usado pelos soldados da paz, «o seu efetivo seria de cerca de 40 elementos, maioritariamente do sexo masculino, não pernoitando nas instalações, nessa altura, os efetivos do sexo feminino». Hoje, este Corpo de Bombeiros conta com 87 efetivos, 16 dos quais de sexo feminino e ambiciona alargar o contingente para os 100 elementos, «de modo a atingir o rácio bombeiros / habitante considerado adequado em época baixa e em época alta».

O município lacobrigense justifica a atribuição do apoio com o desejo de promover a paridade entre géneros, bem como com «o estatuto e a nobre missão dos Bombeiros Voluntários de Lagos», o seu papel na Proteção Civil municipal e a disponibilidade que a associação apoiada tem demonstrado, ao longo dos anos, para «apoiar iniciativas e projetos municipais nas áreas do desporto; cultura, educação e ação social».

A atribuição deste subsídio foi aprovada por unanimidade na Reunião da Câmara de Lagos de 5 de Agosto.

Comentários

pub