ARS assegura que não há surto de tuberculose no Hospital de Portimão

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve garantiu que não há nenhum surto de Tuberculose no Hospital de Portimão […]

hospital de Portimão6A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve garantiu que não há nenhum surto de Tuberculose no Hospital de Portimão nem ameaça para a população.

A entidade responsável pela gestão do setor da saúde, na região, reagiu a denúncias feitas pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) de casos de tuberculose entre funcionários do CHA, que foram divulgadas pela comunicação social.

Apesar de ter denunciado casos de funcionários desta unidade de saúde que foram infectados em ambiente de trabalho, o SEP deixou claro, esta semana, que não considera que se esteja perante um surto da doença.

A garantia dos sindicalistas foi dada numa nota de imprensa, onde denunciavam a deteção de novos quatro casos de tuberculose latente em dois enfermeiros e dois assistentes operacionais do Hospital de Portimão.

Segundo a ARS, a palavra chave, nesta questão é o facto de a doença estar latente, ou seja, numa fase em que «não constitui uma ameaça à Saúde Pública».

«Existe apenas um caso confirmado e declarado no SINAVE (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica) de Tuberculose Pulmonar, diagnosticada em maio de 2015, já em tratamento. Existe um segundo caso, ainda não confirmado analiticamente, mas também já em tratamento preventivo», garantiu.

«Os restantes alegados casos, divulgados por alguns órgãos de Comunicação Social, são Tuberculoses Latentes. Apesar de fazerem tratamento profilático não são doentes, nem são, portanto, contabilizados em termos de incidência, pelo que a dimensão do problema não constitui uma ameaça à Saúde Pública. De realçar que, quando se fazem rastreios de tuberculose, em populações «saudáveis», encontram-se em média 12,5% de casos de infeção latente», segundo a ARS.

A mesma entidade assegurou que face a esta situação, o Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Algarve e a Unidade de Saúde Pública do ACES Barlavento estão a trabalhar em equipa e em articulação com o Centro Hospitalar do Algarve, «tendo desde já disponibilizado, excecionalmente, de forma a tranquilizar profissionais e comunidade em geral, toda a colaboração necessária para a realização de Rastreio na Unidade Hospitalar de Portimão, através da Unidade Móvel de rastreio radiológico e a realização de Inquérito Epidemiológico».

Comentários

pub