Areia das praias de Lagos tem boa qualidade

As seis zonas balneares do concelho de Lagos que integram o projeto “Análise Microbiológica de Areias de Praias” apresentam todas […]

Praia_da_LuzAs seis zonas balneares do concelho de Lagos que integram o projeto “Análise Microbiológica de Areias de Praias” apresentam todas «bons resultados», anunciou a Câmara Municipal lacobrigense.

Este projeto, promovido inicialmente pela Associação Bandeira Azul da Europa, e ao qual a autarquia decidiu dar continuidade, passa pela realização de colheitas às areias das seis zonas balneares do Município (Meia Praia, Praia da Batata, Porto de Mós, Praia D. Ana, Camilo e Praia da Luz), efetuadas por técnicos da autarquia e enviadas para o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, para análises bacteriológicas e micológicas.

Este ano, e durante o Verão, foram acordadas com o Instituto a realização de três amostragens: a 13 de maio, 28 de julho e 08 de setembro.

Os resultados agora conhecidos e obtidos nas duas primeiras análises (maio e julho) são bastante satisfatórios uma vez que as amostras analisadas revelaram-se de boa qualidade ao nível das bactérias, tendo sido ainda obtidos valores muito abaixo dos recomendados para a presença de fungos.

Na primeira análise (maio), não foi realizada a colheita às areias da Praia da D. Ana, devido aos trabalhos que, neste período, estavam ainda a decorrer. No entanto, nas análises efetuadas em julho, estas areias já foram contempladas, tendo apresentado bons resultados.

Comentários

pub