Albufeira mostra «Um Olhar sobre os Caminhos de Ferro no Algarve»

O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira acolhe, a partir de 8 de setembro, a exposição “Um Olhar sobre os […]

exposição chegada do comboioO Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira acolhe, a partir de 8 de setembro, a exposição “Um Olhar sobre os Caminhos de Ferro no Algarve”, que convida a uma viagem pelo passado e presente da ferrovia da região, no ano em que se comemora o 125º aniversário da chegada do primeiro comboio a Faro.

De 8 de setembro a 30 de novembro, através de testemunhos documentais, materiais e orais, a mostra pretende transportar os visitantes numa jornada histórica acerca dos caminhos de ferro da região, que teve o seu início em 1889 com a chegada do primeiro comboio à estação de Faro, proveniente do Barreiro.

Além de um breve enquadramento histórico, a exposição dá a conhecer as principais estações ferroviárias, a arquitetura e os materiais utilizados e revela também o “mundo” dos profissionais dos caminhos de ferro.

Portugal viu a sua primeira ferrovia nascer em 1856 numa ligação entre Lisboa e o Carregado. O Algarve manteve-se isolado, não existindo praticamente estradas na região. A 21 de fevereiro de 1889 chegou o primeiro comboio a Faro, tendo a estação sido inaugurada no dia 1 de julho desse ano. O sucesso deste meio de transporte deveu-se à necessidade de se expandir a linha férrea por toda a região algarvia.

A mostra pode ser vista sábado, domingo e terça das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, e às quartas, quintas e sextas, das 9h30 às 17h30. O Museu de Arqueologia encerra à segunda-feira.

Comentários

pub