VRSA propõe cem iniciativas para dinamizar os meses de Verão

Música, teatro, cinema, desporto, mercados tradicionais e étnicos, e tradições locais. A Câmara de Vila Real de Santo António lançou […]

Noites d'Encanto 2015_Cacela VelhaMúsica, teatro, cinema, desporto, mercados tradicionais e étnicos, e tradições locais. A Câmara de Vila Real de Santo António lançou a agenda «Verão VRSA 2015», que inclui cem eventos para dinamizar o concelho ao longo dos meses de Julho, Agosto e Setembro.

As iniciativas, preparadas em conjunto pela Câmara, pela empresa municipal SGU e pelas Juntas de Freguesia, vão passar em diversos pontos do concelho, mas há um cartaz de animação específico para o Centro Histórico de Vila Real de Santo António, que a autarquia vila-realense vai candidatar à Lista Indicativa do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

No núcleo pombalino de VRSA haverá, semanalmente, micro concertos, ao início da noite. «Até ao final de agosto, e sempre à sexta-feira, um conjunto de músicos irá criar polos de animação nas esplanadas e zonas pedonais», revelou a Câmara de VRSA numa nota de imprensa.

Também Cacela Velha, onde a festa até já começou, será objeto de uma candidatura a Património Mundial da Unesco. Até domingo, dia 19 de Julho, os sons, cheiros, cores e tradições do Mediterrâneo regressam a esta vila histórica, em mais uma edição das «Noites d’Encanto», «onde se reviverá o ambiente das 1001 noites». Cacela Velha também vai acolher, em Setembro, a iniciativa «Poesia na Rua» e o ciclo «Clássica em Cacela», com um conjunto de concertos no antigo cemitério e na igreja.

Cacela VelhaAo preparar a agenda para o Verão de 2015, a autarquia aproveitou para atribuir diferentes artes a cada dia da semana. Assim, os sábados ficam reservados para as artes performativas, com pequenos espetáculos nas ruas de VRSA e de Monte Gordo pela mão do grupo «Te-atrito».

Aos domingos, há «Jazz no Jardim», que levará o Jardim da Avenida da República, junto à marina, a «receber a boa disposição das sessões de chill out e jazz, num ambiente informal» junto ao Rio Guadiana.

As quartas-feiras ficam reservadas para sessões de cinema ao ar livre, na zona ribeirinha de VRSA e em Monte Gordo, «com uma seleção dos melhores filmes da atualidade», acrescentou a autarquia.
Nesta área, regressa mais uma edição do ciclo «Cinema sob as Estrelas em Cacela Velha», nos dias 25 de agosto e 1 de setembro.

A 20 e 23 de Agosto, a marginal de Monte Gordo acolhe o festival «Etniarte» e propõe aos residentes e visitantes «uma seleção de músicas e artesanato dos quatro cantos do mundo». Também se repetem as habituais mostras semanais de artesanato de Monte Gordo (terças), VRSA (quintas) e Manta Rota (sextas).

«Verao VRSA» 2015Para os que não dispensam a música de dança e a vida noturna, a sugestão da Câmara é, novamente, o Manta Beach Club, que funcionará na Praia da Manta Rota até ao dia 29 de agosto.
No desporto, regressa nova edição da Corrida da Baía de Monte Gordo, com um percurso de 10 quilómetros junto à linha de costa, bem como o «Mundialito Color».

Os mais novos não foram esquecidos, tendo sido preparado um programa de animação de praia e atividades de sensibilização ambiental em todas as zonas balneares do concelho.

As festas e romarias são outro dos pontos altos do Verão em VRSA com as tradicionais festas de São João da Degola, bem como as romarias de Monte Gordo, de VRSA e de Cacela Velha.

Comentários

pub