Vila do Bispo mostra «o Mar, a Terra e o Tempo»

A exposição «o Mar, a Terra e o Tempo no Espaço de Vila do Bispo – perspetiva Arqueológica, Histórica e […]

Cartaz+Exposicao+O+mar+a+Terra.tifA exposição «o Mar, a Terra e o Tempo no Espaço de Vila do Bispo – perspetiva Arqueológica, Histórica e Etnográfica» está patente até 30 de Setembro no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, que produz esta mostra.

A iniciativa pretende partilhar alguns conteúdos (artefactos arqueológicos vs etnográficos, fotografias antigas, informações bilingues, etc.) acerca da História do Homem e da sua relação com o Mar e a Terra, um «binómio com remotas e poderosas raízes num território extremo hoje denominado de “Concelho de Vila do Bispo”».

O discurso expositivo não se encontra organizado em sequência, «provocando ao visitante uma circulação livre por uma teia de links entre objetos aparentemente dispostos de forma aleatória, mas que, na realidade das paisagens onde foram recolhidos, surgem numa ordem natural e cultural facilmente reconhecível», explica o Centro de Interpretação de Vila do Bispo.

A agricultura, o pastoreio, a pesca e o marisqueio são algumas das atividades abordadas, tal como alguns dos seus reflexos culturais e rituais. «Tidas como ‘tradicionais’ estas atividades encontram-se documentadas desde os tempos da Pré-história regional, pelo que se faz uma efetiva ponte que perpassa os tempos e as culturas…».

O visitante poderá ainda explorar a “História do Mês”, iniciativa mensal que, em julho, aborda a importância do sítio arqueológico do Catalão, em Sagres, para a compreensão da transição da Idade do Cobre (Calcolítico) para a Idade do Bronze, no território de Vila do Bispo.

Comentários

pub