Vila de Santa Luzia volta a fazer festa em honra dos seus pescadores

As festas em honra dos Pescadores voltam a animar a vila piscatória de Santa Luzia, no concelho de Tavira, entre […]

santa luziaAs festas em honra dos Pescadores voltam a animar a vila piscatória de Santa Luzia, no concelho de Tavira, entre os dias 7 e 10 de Agosto.

As tradições locais e música de estilos variados dão as mãos para garantir quatro dias de festa a residentes e visitantes.

Os cabeça de cartaz serão Rosinha, D.A.M.A., Fado com Elas (Inês Gonçalves, Sara Gonçalves, Filipa Sousa e Teresa Viola) e HMB, mas há também espaço para outros artistas, nomeadamente Zé Anibal, Zé Manel Martins e Cristiano Martins e a banda Duo Som Ritmo.

Ainda no campo musical, haverá uma inovação na edição de 2015 da festa, um “sunset musical” com DJ num barco, em plena Ria Formosa.

Numa desta na vila que é considerada a “capital do polvo”, a gastronomia não podia deixar de estar presnete. Assim, além de um restaurante/bar dentro do recinto, haverá tasquinhas ao longo da marginal junto à Ria Formosa, onde também poderão ser encontrados expositores de artesanato e divertimentos.

Festa dos Pescadores Santa Luzia 2015«As tradições antigas desta festa contemplavam jogos tradicionais como forma de convívio e interação entre os pescadores e comunidade. Ao longo dos anos estas têm vindo a modernizar-se, contudo, mantêm-se alguns dos jogos tradicionais com destaque para o Pau de Sebo. Esta tradição que ocorre num dos barcos pesqueiros da vila atrai multidões à marginal e no meio da Ria com as suas próprias embarcações», segundo a Junta de Freguesia de santa Luzia, que organiza o evento.

Também haverá iniciativas desportivas associadas a esta festa, nomeadamente a Corrida de Chatinhas, o Jogo da Corda, a Tirada de Fitas, o Pau de Sebo e as Regatas de Barcos.

No domingo, dia 9 de Agosto, há cerimónias religiosas, que começam com a missa solene, seguindo-se, ao fim da tarde, a procissão da imagem de Santa Luzia, bênção dos pescadores e das suas embarcações junto ao Cais e proclamação das ofertas aos Homens do Mar.

A organização disponibiliza diversas modalidades de bilhetes, desde logo a entrada para os quatro dias, que custa 15 euros, para quem adquirir a pulseira até 31 de Julho, sexta-feira, e 20 euros, de 1 a 7 de Agosto. Os bilhetes diários custam 5 euros, com excepção do sábado, 8 de Agosto, dia do concerto de D.A.M.A., em que o bilhete custa 10 euros. As crianças até aos 11 anos não pagam e adolescentes, com idades entre os 12 e os 16 anos pagam 10 euros pelos quatro dias.

As entradas podem ser adquiridas na Junta de Freguesia de Santa Luzia, na Cerâmica Capelo, no Café da Villa e no Arcada Café, todos em Santa Luzia.

Comentários

pub