Verão em Tavira vai ter «todos os dias, em todas as ocasiões, um espetáculo»

O “Verão em Tavira” promete ser animado. A autarquia preparou um programa com vários espetáculos e atividades que se inicia […]

Cenas_rua_arquivo_2014O “Verão em Tavira” promete ser animado. A autarquia preparou um programa com vários espetáculos e atividades que se inicia já este fim-de-semana e se prolonga até setembro. O “Cenas na Rua”, que começa no dia 3 de julho, dá o pontapé de saída na programação.

Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, explicou ao Sul Informação que, «nesta altura do Verão, muita gente vem e quer ter cultura disponível para todos os públicos e idades. O programa inicia-se formalmente no dia 3 e vai até setembro, culminando com a Feira da Dieta Mediterrânica e depois com o Festival Cinco Noites, Cinco Sóis. Todos os dias, em todas as ocasiões, vamos ter um espetáculo».

Sobre o XI Cenas na Rua – Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua, o autarca realça que «este é o único festival de arte circense e de rua que existe atualmente no Algarve».

O evento vai ter a presença de grupos e artistas nacionais e internacionais e começa na sexta-feira com a atuação dos franceses Cie Barolosolo, de França, às 22h00, na Praça da República. Esta será «uma produção molhada com travessuras e cenas poéticas», em que um palhaço começa a performance com os pés na água e outro tenta a todo o custo evitá-la. Os Cie Barolosolo voltam a atuar à mesma hora, no mesmo local, no sábado.Verao_Tavira_2015

Para domingo, a programação continua com gastronomia, com a ação “Cozinhando na Paisagem”, pela Plataforma Palato, na Rua Borda d’Água da Asseca, junto ao Rio Gilão, às 18h30. Segundo a Câmara de Tavira, este é «um espetáculo gastronómico que, sob a batuta do artista plástico e cozinheiro Jorge Rocha, decorre tendo a paisagem como pano de fundo e abordando temáticas que colocam a gastronomia de cada época no cruzamento com os hábitos alimentares da sociedade».

Também no dia 5, o Teatro Regional da Serra de Montemuro apresenta a peça “Caídos do Céu”, às 22h00, no Jardim do Coreto.

No início da próxima semana, na segunda feira, há o espetáculo de marionetas do Teatro do Mar, enquanto na terça, dia 7, terá lugar a performance dos espanhóis Vaiven Circo.

Na quarta-feira, apresentam-se Aliskin&Luna, também de Espanha, e na quinta-feira, dia 9, atua a cantora Luísa Sobral.

No dia 10, a animação fica a cargo dos algarvios Ao Luar Teatro, enquanto no dia 11, sábado, haverá “Sermões a partir da leitura do Padre António Vieira”, pela Armação do Artista, e, no dia 12, a noite é dedicada à poesia portuguesa com o ator Vítor de Sousa e a guitarrista Luísa Amaro, discípula de Carlos Paredes e uma das poucas mulheres a tocar guitarra portuguesa.

A encerrar o festival “Cenas na Rua”, no dia 13, volta a haver animação proporcionada pelos palhaços e a música dos espanhóis Gullem Albá & All in Orchestra.

Mas a animação não se fica por aqui. Até setembro, a Câmara de Tavira tem ainda agendados o “Jazz no Palácio”, entre 22 e 25 de julho, e ainda os concertos no Parque do Palácio da Galeria, com Rui Massena (dia 18 de julho), Ana Moura (dia 29 de julho), Clã (6 de agosto) e Pedro Abrunhosa (21 de agosto).

A Praça da República e o Jardim do Coreto também contam com «programação regular, intensa e variada, com a Banda Mourisca, Zé Francisco, Gala de Ópera com o tenor Carlos Guilherme, o bailarino de sapateado Michel, a cabo-verdiana Elida Almeida, para além de filarmónicas, folclore, fado, músicas tradicionais e do mundo, ópera, danças de salão, sapateado, entre muitos outros», adianta a autarquia.

A “sétima arte” vai ter o seu espaço nas Mostras de “Cinema Europeu” (17 a 27 de julho) e “Não-Europeu” (7 a 17 de agosto), organizadas pelo Cineclube de Tavira, nos claustros do Convento do Carmo.

Jorge BotelhoJá a Rua do Cais vai receber o Festival Vinhos e Sabores (09 a 12 de julho) e as Feiras do Livro (17 de julho a 05 de agosto), dos Ofícios (07 a 16 de agosto), Antiguidades e Velharias (18 a 26 de agosto) e dos Stocks (28 a 31 de agosto).

No Museu Municipal de Tavira, estão patentes as exposições “Memória e Futuro” e “Dieta Mediterrânica, Património Cultural Milenar” (Palácio da Galeria) e “Tavira Islâmica“ (Núcleo Islâmico).

Na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, haverá jogos tradicionais, contos e leituras para o público infanto-juvenil. O Centro Ciência Viva de Tavira também disponibiliza um programa de atividades de verão para as crianças, sendo que, no dia 3 de agosto, marca presença na Praça da República, com o “Show de Ciência”.

De 10 a 12 de julho, no Parque de Feiras e Exposições, há ainda a 20ª Feira de Caça, Pesca e do Mundo Rural, com as atuações de António Zambujo e da Banda Iris.

O programa do “Verão em Tavira” coincide ainda com as festas dos pescadores de Santa Luzia e Cabanas de Tavira, a Facarte, na Conceição, entre «outras festas religiosas e profanas».

A concluir com chave de ouro o “Verão em Tavira”, realiza-se a III Feira da Dieta Mediterrânica, de 3 a 6 de setembro, em simultâneo com o festival “Slow Med”, e o Festival “5 Noites, 5 Sons”, entre 10 e 14 de setembro, organizado pela Academia de Música de Tavira.

Ao longo de todo o verão, vão também estar abertas a visitas do público as igrejas da cidade. «As igrejas vão estar abertas a partir deste mês de julho, em parceria com um grupo de jovens da cidade. Ao todo, vamos ter 13 igrejas abertas durante toda a época de verão», adiantou Jorge Botelho, nas suas declarações ao Sul Informação.

Comentários

pub