Universidade do Algarve vai estudar «Produto Surf» no Município de Aljezur

A Universidade do Algarve vai estudar o «Produto Surf» no Município de Aljezur, tendo a autarquia aprovado já a proposta […]

Produto Surf AljezurA Universidade do Algarve vai estudar o «Produto Surf» no Município de Aljezur, tendo a autarquia aprovado já a proposta de trabalho, para promover a análise, caracterização e desenvolvimento daquele produto no concelho.

O trabalho será desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da Universidade do Algarve, em estreita colaboração com a Câmara de Aljezur e com os agentes locais representativos do setor, no município.

O estudo irá permitir estabelecer os termos de referência para identificação do produto turístico surf no Município, bem como caracterizar o perfil do turista e a matriz das empresas que atuam em cadeia no setor, que posicionem e potenciem o valor do surf em Aljezur, organizando as respostas dos responsáveis autárquicos e outros, no domínio da regulação e cooperação estreita entre todos os agentes.

Levará também à construção de instrumentos de gestão sustentáveis, que permitam um acompanhamento, monitorização e controlo do produto turístico surf no Município, e ainda a propor um modelo estratégico, composto por um conjunto de orientações, diretrizes estratégicas, genéricas e específicas, que farão parte do estudo final a ser apresentado publicamente.

A autarquia salienta que este trabalho «permitirá uma eficiente caracterização do Surf no nosso Município, enquanto produto turístico ordenado, competitivo e sustentável».

O pedido para que a Universidade do Algarve estudasse o surf no concelho de Aljezur foi feito pelo presidente da Câmara José Amarelinho, durante a visita do reitor António Branco àquele município, em Maio do ano passado.

«O surf afirmou-se, é uma realidade muito forte na economia de Aljezur, mas há ameaças, há problemas, há oportunidades que não estão devidamente estudadas e avaliadas», disse então o autarca José Amarelinho, numa paragem da comitiva reitoral junto à praia de Odeceixe.

O edil de Aljezur explicou que um «estudo aprofundado» sobre o surf e tudo o que gira à volta dele servirá para «perceber este importante mercado», mas, sobretudo, «para podermos ser mais assertivos na nossa estratégia para o surf».

Comentários

pub