Tony Carreira vai ajudar as sardinhas a animar a zona ribeirinha de Portimão

Sardinhas, os seus habituais companheiros de prato e um cartaz de animação liderado por Tony Carreira, que também inclui Tiago […]

Sardinha assadaSardinhas, os seus habituais companheiros de prato e um cartaz de animação liderado por Tony Carreira, que também inclui Tiago Bettencourt e António Zambujo, serão os ingredientes de novo Festival da Sardinha de Portimão, que o passeio ribeirinho entre o Museu de Portimão e a zona designada como «entre pontes», junto ao Rio Arade, vai acolher entre 12 e 16 de Agosto.

Esta é já uma tradição portimonense, onde é dada a provar esta iguaria, «acabada de pescar e colocada nas brasas previamente preparadas pelos especialistas dos mais tradicionais restaurantes de Portimão», ilustrou a Câmara de Portimão, que organiza o evento.

A acompanhá-la há pão caseiro, a típica salada à algarvia e, claro, batata cozida. E para que todos possam ir à festa, a entrada no recinto é livre e há um «prato festival», composto por uma fatia de pão, quatro sardinhas, batata cozida e salada à algarvia, que pode ser adquirido nos restaurantes aderentes a «um preço especial», durante os cinco dias.

Quem gostar de comer esta iguaria do mar no prato, poderá adquiri-la nos restaurantes À Ravessa, Meco, Peixarada, Forte e Feio, Zizá e Retiro do Peixe Assado.

Já quem gostar mais de a comer só no pão, há pontos de venda dinamizados pelas associações locais GEJUPCE e Boa Esperança junto à antiga lota.

E como nem só de sardinha vive o visitante do festival, haverá uma área exposicional de artes e sabores regionais ao ar livre entre o Jardim Bívar e a Antiga Lota, na qual é possível adquirir artesanato, bijuteria, aguardente de medronho, doçaria, petiscos e muitos outros produtos.

AF Cartaz - 148E-15_CMP_Festival SardinhaNo campo da animação, haverá muita e para vários gostos. Aqui, a estrela maior é o músico Tony Carreira, que tocará no dia 12 de Agosto, num concerto patrocinado pelo Continente.

Também sonantes são os nomes de António Zambujo, que toca no último dia do festival, 16 de Agosto, e o de Tiago Bettencourt, que vai estar em Portimão a 14 de Agosto. O cartaz musical fica completo com as atuações de Diogo Piçarra (dia 15 de Agosto) e «Volume2dois» (dia 13).

A música também irá soar no Coreto, todos os dias do certame, entre as 19h30 e as 21h30. O cartaz, promovido pela Junta de Freguesia de Portimão, conta com os artistas: Tó Correia (Fado, 12 de Agosto); 3 For Tea (música popular, dia 13); Plínio e os Esquecidos (Música anos 60/70/80/90, dia 14); Fonte Nova (música popular, 15 de Agosto); e Perojectus Seven (música anos 70, dia 16).

«Para além de todas estas propostas musicais, também haverá a participação diária de ranchos folclóricos e acordeonistas, que animarão o eixo dos restaurantes aderentes», acrescentou a autarquia

A Câmara de Portimão destaca ainda o projeto «Cardume», «uma iniciativa da Galeria XXI que apostou na componente de animação baseada na tradição, centrando-se na cidade e suas raízes piscatórias, e, por inúmeras fábricas conserveiras em que a sardinha teve sempre o seu papel de rainha».

«A convite desta galeria, famílias, pessoas particulares, representantes de empresas e artistas estão a pintar sardinhas nas paredes de uma antiga fábrica que já pertenceu à indústria conserveira», situada na Rua Carlos I, descreveu.

Ao longo da Zona Ribeirinha de Portimão existirão «vários polos de atração para miúdos e graúdos durante estas 5 noites, dos divertimentos infantis à Feira do Livro, passando pela magia com o espectáculo “Fora do Baralho”, de Mário Daniel, no TEMPO-Teatro Municipal, complementados com as propostas culturais da Casa Manuel Teixeira Gomes e do Museu de Portimão», concluiu a Câmara.

Comentários

pub