Tavira promove visita à Igreja de São Pedro Gonçalves Telmo

Uma visita à Igreja de São Pedro Gonçalves Telmo (Igreja de Nossa Senhora das Ondas), sob a orientação de Daniel […]

igreja das ondasUma visita à Igreja de São Pedro Gonçalves Telmo (Igreja de Nossa Senhora das Ondas), sob a orientação de Daniel Santana, historiador de arte da Câmara Municipal de Tavira, está marcada para sábado, 11 de Julho, às 10h30, no âmbito do ciclo “Passeios na história de Tavira”.

A autarquia recorda que «parte importante da população tavirense era composta por pescadores e mareantes, os quais se reuniam na confraria do Corpo Santo, vulgarmente conhecida por Compromisso Marítimo. De origem medieval, esta confraria assumiu empenhadamente a necessidade de construir um templo que refletisse o prestígio e a relevância social dos mareantes da cidade, dotando-o, ao longo dos séculos, com obras reveladoras da sua espiritualidade e principais devoções, com destaque para São Pedro Gonçalves Telmo e para a Nossa Senhora das Ondas — devoção que igualmente designa a igreja».

Esta igreja foi recentemente sujeita a profundas obras de restauro, tanto da sua estrutura e telhados, como do seu rico interior, tendo sido esta intervenção inaugurada no passado dia 29 de Maio, com a presença de muitos pescadores e outros homens do mar, numa cerimónia presidida pelo Bispo do Algarve.

“Passeios na História de Tavira” tem como finalidade dar a conhecer o passado da cidade, a paisagem urbana, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial.

A inscrição é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral (número máximo de 30 participantes).

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do email [email protected] ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (de terça-feira a sábado, 10h00-16h30).

Mais informações através do número 281 320 540 (ext. 2309).

Comentários

pub