Silves abre «Consultório de Poesia» nas praias de Armação de Pêra

A poesia vai ter um consultório, na praia de Armação de Pêra e na Praia Grande. A Biblioteca Municipal de […]

foto-consultório de poesiaA poesia vai ter um consultório, na praia de Armação de Pêra e na Praia Grande. A Biblioteca Municipal de Silves vai descer ao litoral do concelho para dinamizar uma ação de promoção da leitura nestas duas zonas balneares, em Julho e Agosto.

A iniciativa «Consultório de Poesia», «uma atividade em areia seca e apenas para adultos», vai ser lançada na próxima terça-feira, na praia de Armação de Pêra e realiza-se entre as 10 e as 12 horas. No dia 28 de Julho, volta a haver “consultas”, desta vez na Praia Grande. O evento repete-se nos dias 24 e 25 de Agosto, no mesmo horário, na praia de Armação de Pêra e Praia Grande, respetivamente.

A iniciativa da biblioteca de Silves, realizada em parceria com o Sector de Educação da Câmara de Silves e no âmbito do Programa Bandeira Azul, é inspirada na ideia de que «a poesia nos ajuda a conhecermo-nos melhor, a interpretar melhor pessoas e situações, ajudando-nos a ultrapassar medos e a vencer obstáculos/bloqueios emocionais e/ou psicológicos e a orientar-nos na construção de um futuro pessoal mais claro, solidamente construído e feliz», segundo a Câmara de Silves.

«O desafio consiste em partilhar poesia na praia, contribuindo para melhorar a saúde emocional e psicológica dos veraneantes que necessitem de ajuda na sua vida afetiva, profissional, financeira, na sua relação com o tempo (gestão de tempo ou dificuldade em fazer o luto de um ente querido), etc», acrescenta a autarquia, numa nota de imprensa.

A Câmara de Silves fala mesmo em «Biblioterapia, ou a terapia através da leitura», ainda que saliente que, neste caso, se trabalha «a um nível muito básico, naturalmente, porque esta implica sessões com uma periodicidade definida pelos vários especialistas das diferentes áreas».

A leitura de poesia é, de resto, uma terapia recomendada por alguns psiquiatras, nomeadamente ingleses.

Comentários

pub