Premiado fotógrafo André Boto e rostos de Silves criam imagem da Feira Medieval

Numa intensa tarde de trabalho, com muitas horas de exposição a temperaturas altas, fotógrafos e modelos trabalharam com o fotógrafo […]

andre boto_fotografia_8
O momento da foto…

Numa intensa tarde de trabalho, com muitas horas de exposição a temperaturas altas, fotógrafos e modelos trabalharam com o fotógrafo André Boto, nas instalações da Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica, em Silves, para criar as imagens que serviriam de base a toda a comunicação da Feira Medieval de Silves.

Sem cenários, já que tudo seria montado digitalmente, os jovens modelos foram sendo fotografados com diversas roupas, em posições variadas e com várias expressões.

Esta é a segunda vez que o Município de Silves convida, para a criação da imagem do evento, o jovem fotógrafo André Boto, que viveu na cidade (onde ainda permanece a sua família, que visita com frequência) e que hoje é uma referência nacional e internacional no mundo da fotografia.

O artista explica que, «na produção das várias imagens que compõem a comunicação da Feira Medieval de Silves 2015, foram utilizados como base elementos/temas fortes da cultura medieval, nunca esquecendo alguns dos principais elementos representativos da região de Silves (que se relacionam de alguma forma com a época a tratar)».

Foram assim abordadas áreas como a poesia, música, dança, escrita, religião, costumes e artesanato. «Estes são alguns dos temas que poderão também ser sentidos na experiência que é visitar a Feira Medieval de Silves», sublinha André Boto, explicando o trabalho que fez.

Em relação à construção da imagem presente no outdoor (que deu origem a toda a restante comunicação), o fotógrafo salienta que «nenhum pormenor foi deixado ao acaso para que a leitura do visualizador remonte para a época em questão».

Assim, «desde a produção das personagens (roupagem e maquilhagem) até à utilização de acessórios semelhantes aos da época, até no fundo se tentou que houvesse uma ligação com o “mundo medieval”, existindo uma simulação de pergaminho antigo a enrolar/rasgar em volta».

Sendo este evento um dos marcos atuais da cidade de Silves, «não poderiam faltar as alusões à cidade, com uma muralha do Castelo de Silves do lado esquerdo e um arco da Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica (do lado direito) a servir de fundo às personagens», continua.

«Como o tema este ano é mais alegre, houve uma maior aposta na presença da cor, que marca», conclui o fotógrafo.

cartaz
E o cartaz que resultou do trabalho de fotógrafo e modelo

Parte importante deste trabalho são também os figurantes que dão corpo à imagem da edição da feira de 2015. Todos eles são silvenses e a maior parte colabora habitualmente na feira, quer como figurantes, quer realizando outras tarefas, ou até mesmo estando nas suas barraquinhas ou nas de amigos ou atuando como artistas, como é o caso de Eduardo Ramos (músico) e de Mónica Pereira (dançarina).

«São as nossas pessoas que dão o rosto a este evento que marca a cidade e o concelho, porque são elas que o vivem durante a preparação e durante os dias em que ele decorre», sublinha fonte da Câmara de Silves. E quem foram esses figurantes? Foram eles: Eduardo Ramos, Bernardo Martins, João Ramalho, Mónica Pereira, Catarina Taveira Oliveira, Ana Cipriano, Tiago Pinheiro e Raquel Martins.

O trabalho começou, como é habitual nestes casos, com a caracterização, a cargo de Anita (Mariana Oliveira), proprietária do Salão Anita, que se associou de forma gratuita a este trabalho. Os modelos foram maquilhados e penteados, tendo usado trajos pertença do guarda-roupa da Feira Medieval de Silves e alguns adereços cedidos por Miguel Amaral.

O fotógrafo André Boto é licenciado em Artes Decorativas e tem diversos cursos especificamente ligados à fotografia.
Recebeu várias distinções, entre as quais se destaca a de Fotógrafo Europeu do Ano 2010, pela FEP – Federation of European Photographers, a de MQEP – Master Qualified European Photographer, pela FEP, a de Embaixador para o Ano Internacional da Juventude 2010-2011, sob a chancela das Nações Unidas.

Vencedor de vários prémios internacionais, como o primeiro lugar na Categoria Natureza do Concurso Nacional de Fotografia National Geographic (2009) ou de duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze no FEP European Profissional Photographer of the Year Awards, na Bélgica (2012), tem tido os seus trabalhos expostos em diversos locais, para além de Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica e Dinamarca.

Orienta workshops e formações e tem trabalhos de muitas naturezas, em que colabora com as mais diversas instituições, quer ligadas à moda, ao teatro, à cultura.

O seu vasto currículo pode ser visto em http://www.andreboto.com/curriculumPT.pdf e http://www.andreboto.com/biography.html.

A Feira Medieval de Silves vai decorrer de 7 a 16 de Agosto, nas ruas do Centro Histórico da cidade, entre a Porta da Almedina, a Sé e o Castelo.

 

Comentários

pub