Monchique promove campos de férias artísticos

«Galeria em Festa» é o nome de um projeto artístico de dinamização cultural que vai acontecer em Monchique, entre os […]

Galeria em Festa_1«Galeria em Festa» é o nome de um projeto artístico de dinamização cultural que vai acontecer em Monchique, entre os dias 27 de Julho e 9 de Agosto.

O projeto, que passa pela organização de campos de férias artísticos, é promovido pela Associação O Monchiqueiro, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, do Município e da Junta de Freguesia de Monchique.

Estes campos de férias decorrem em dois períodos, de 27 de Julho a 1 de Agosto, e de 3 a 9 de Agosto. De manhã destinam-se a crianças dos 6 aos 10 anos e de tarde dos 11 aos 16 anos.

As atividades incluem artes representativas (teatro, dança e performance) e criativas (pintura, artesanato, máscaras e fantoches)

«Se, por um lado, 2015 é o Ano Europeu para o Desenvolvimento, com o lema “O nosso Mundo, a nossa Dignidade, o nosso Futuro”, é também, por outro, instituído pela ONU, o Ano Internacional dos Solos. Numa época em que assistimos a fenómenos como a emigração, o desemprego, a desigualdade social e a pobreza, iremos procurar reflectir sobre estes paradigmas», explicam os organizadores.

«Iremos também estudar as problemáticas atuais do Ambiente e trabalhar no sentido da construção de uma consciencialização e compreensão acerca da importância dos solos para a segurança alimentar e as funções vitais dos ecossistemas», acrescentam.

A criação artística resultante deste campo de férias artístico tem como principal motivação a celebração do valor das artes através da criação de um espetáculo criado por crianças, jovens e os artistas Alice Duarte, Bruna Félix, Daniel Matos e Joana Cordeiro.

«Galeria em Festa» pretende ainda aproximar as pessoas da Galeria Municipal de Santo António, em Monchique, através da apresentação de uma performance baseada na construção de manifestos artísticos, no dia 9 de Agosto, às 18h00.

Comentários

pub