Louletano e Tavira integram pelotão multinacional do Troféu Joaquim Agostinho

Um pelotão de 12 nacionalidades, formado por 150 corredores, em representação de 19 equipas, vai disputar, de 9 a 12 […]

apresentação_1Um pelotão de 12 nacionalidades, formado por 150 corredores, em representação de 19 equipas, vai disputar, de 9 a 12 de julho, a 38ª edição do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho. Entre as equipas presentes, contam-se as algarvias Louletano-Ray Just Energy e Team Tavira.

A corrida portuguesa que integra há mais tempo, ininterruptamente, o calendário internacional é, em 2015, vocacionada para trepadores, num ano em que será disputada pelo maior pelotão de sempre.

Duas das três etapas em linha terminam em alto e a outra fica marcada pelo sobe e desce do circuito de Torres Vedras. A exceção é o prólogo, um contrarrelógio individual de 8 quilómetros, a disputar, a partir da 17h00, de dia 9, no Turcifal.

A primeira etapa em linha, no dia seguinte, marca a chegada das grandes dificuldades. São 155,5 quilómetros, entre a Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa e o alto de Montejunto. A meta coincide com uma contagem de montanha de primeira categoria. É uma escalada de 5,9 quilómetros (desde Pragança) com uma inclinação média de 7,4 por cento.

A segunda etapa, no sábado, 11, começa no Parque Industrial JOPER, no Ameal, Torres Vedras, e termina no centro da cidade torriense, depois de percorridos 143 quilómetros, que incluem o tradicional Circuito de Torres Vedras, proporcionando ao público a oportunidade de ver os corredores em diferentes ocasiões, uma vez que a etapa só encerra à quinta passagem pela meta.

A corrida termina no dia 12 com a viagem mais longa, 172,4 quilómetros entre S. Martinho do Porto e o Parque Eólico da Carvoeira. A meta coincide com uma contagem de montanha de terceira categoria, mas antes de ali chegarem os corredores terão já ultrapassado outras duas subidas pontuáveis para a classificação dos trepadores.

A lista provisória de participantes conta com os melhores corredores das equipas portuguesas, que terão nesta corrida o último teste antes da Volta a Portugal, assim como equipas estrangeiras de jovens valores.

apresentação_2Destacam-se duas formações de desenvolvimento de talentos ligadas a equipas do WorldTour, é o caso da AWT-Greenway, satélite da Etixx-QuickStep, e da Katusha continental, satélite do bloco homónimo da primeira divisão.

“É uma das provas âncora do ciclismo português, não só por ser um evento internacional, mas também porque se disputa numa região que gosta da modalidade e por homenagear o grande Joaquim Agostinho”, afirmou o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, na apresentação da corrida.

“Vamos andando na roda da União Desportiva do Oeste, que organiza o evento. Além da importância desportiva da corrida, há a importância social de recordar a memória de Joaquim Agostinho. Tudo faremos para que a conferência de imprensa do próximo ano já seja realizada no Museu Joaquim Agostinho, que será mais um instrumento importante para acolher a memória de Agostinho”, avançou o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras,.

 

Equipas

Portugal: Efapel, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Ray Just Energy, Rádio Popular-Boavista, Team Tavira, W52-Quinta da Lixa, Anicolor, CC José Maria Nicolau, Moreira Congelados/Feira/KTM e Sicasal/Constantinos/UDO
Espanha: Burgos BH e Murias Taldea
Equador: Team Ecuador
França: Vendée U Pays de la Loire
República Checa: AWT Greenway
Rússia: Itera-Katusha e Lokosphinx
Sérvia: Ketih Mobel Partizan
Ucrânia: ISD

Etapas

9 de julho – Prólogo: Turcifal – Turcifal, 8 km (Partida do 1.º corredor: 17h00)

10 de julho – 1.ª Etapa: Ventosa (11h45) – Alto de Montejunto (15h20), 155,5 km

11 de julho – 2.ª Etapa: Ameal (12h55) – Torres Vedras (16h20), 143 km

12 de julho – 3.ª Etapa: S. Martinho do Porto (12h00) – Parque Eólico da Carvoeira (16h00), 172,4 km

 

Últimos vencedores

2014 – Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa)

2013 – Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa)

2012 – Ricardo Mestre (Carmim-Prio)

2011 – Ricardo Mestre (Tavira-Prio)

2010 – Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio)

 

Camisolas

Camisola Amarela |Santa Casa Misericórdia de Lisboa. Por boas causas – Class. Geral Individual

Camisola Roxa |Adega Ventosa – Alma Vitis – Class. Geral do Combinado

Camisola Cinza |ModeCort – Class. Geral por Pontos

Camisola Azul |Liberty Seguros – Class. Geral da Montanha

Camisola Branca |Pretrab – Class. Geral das Metas Volantes

Camisola Laranja | IPDJ – Class. Geral da Juventude

Faixa vencedor da Etapa |Águas do Vimeiro

Prémio vencedor da Etapa |Colchões Bom Repouso

 

Campeonato Nacional de Paraciclismo

Em paralelo com o Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, vai realizar-se, no dia 11, em Torres Vedras, o Campeonato Nacional de Fundo de Paraciclismo. A corrida para ciclistas com deficiência começa às 12h30, no centro da cidade.

Comentários

pub