Loulé Criativo Turismo coloca as mãos dos turistas “na massa” até ao final do Verão

A criatividade vai andar à solta, em Loulé, durante os meses de Verão. O município louletano, agentes económicos e associações […]

A criatividade vai andar à solta, em Loulé, durante os meses de Verão. O município louletano, agentes económicos e associações do concelho prepararam um programa de iniciativas, no âmbito do programa Loulé Criativo Turismo, que desafia os que vêm de fora a conjugar o sol e praia a atividades criativas.

Aprender a preparar sopas frias, recriar platibandas em painéis decorativos ou fazer figuras em pasta de amêndoa são apenas algumas das sugestões que constam do programa. Atividades que podem ser «uma alternativa interessante para as famílias, grupos de amigos ou aventureiros que queiram experimentar a cultura local», segundo os responsáveis pelo Loulé Criativo Turismo.

Até final de Julho, os visitantes poderão «aprender a arte da cestaria em cana ou entrar numa viagem fotográfica para trabalhar as técnicas de fotografia enquanto se visita a zona histórica de Loulé».

Para o mês de Agosto, há muitas sugestões, uma das quais regular. O gastropub 11 da Vila, situado junto ao Museu Municipal, volta a promover workshops de cozinha, todos os sábados, onde irá ensinar a confeccionar «petiscos, tibornas, sopas frias e saladas mediterrânicas». Esta foi, de resto, uma das atividades que serviu para aguçar o apetite para o programa, no dia do seu lançamento oficial, em Junho.

Outra atividade que está marcada para o mês que vem é a recriação das tradicionais platibandas algarvias com argamassas e tintas artesanais num painel decorativo, «levando para casa um bocadinho deste património singular».

Durante o mês de Agosto, os turistas que visitarem Loulé também poderão «fazer trabalhos na roda do oleiro, aprender a confecionar os tão algarvios “doces finos” (figuras preparadas com pasta de amêndoa colorida)».

Antes do final do Verão, em Setembro, o Loulé Criativo Turismo proporcionará «a oportunidade de moldar à mão azulejos, aprender as técnicas de criação de pintura de padrões sobre o azulejo e a projetar neles as suas próprias figuras e geometrias».

Comentários

pub