Lagoa recebe a estreia mundial da 3ª Sinfonia «Dos Lusíadas» de Jorge Salgueiro

O Centro de Congressos do Arade, no Parchal, concelho de Lagoa, vai receber a estreia mundial da 3ª Sinfonia «Dos […]

Sinfonia 3 Os LusíadasO Centro de Congressos do Arade, no Parchal, concelho de Lagoa, vai receber a estreia mundial da 3ª Sinfonia «Dos Lusíadas» (op. 162), composta por Jorge Salgueiro, no próximo domingo, às 21h30.

Em palco, estará a Orquestra Sinfónica da Academia de Música de Lagos, dirigida pelo próprio Jorge Salgueiro, bem como o ator António Fonseca, que irá declamar parte da obra épica de Luís de Camões.

«A Sinfonia nº3 “Dos Lusíadas” integra 60 estâncias [estrofes] d’ Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões, que exploram o ideário marítimo da viagem de Vasco da Gama à Índia e regresso a Lisboa, com passagem pela Ilha dos Amores», que serão narradas pelo ator convidado, revelou a Academia de Música de Lagos, promotora do evento.

A tarefa de narrar uma passagem tão extensa de uma obra como a que está em causa parece hercúlea, mas é apenas uma amostra daquilo que António Fonseca é capaz de fazer. O ator português dedicou-se a decorar «Os Lusíadas», em 2009, e, em 2011, declamou pela primeira vez a obra, na íntegra, em palco, numa sessão realizada no âmbito da Guimarães Capital da Cultura. Desde então, tem levado este espetáculo a diversos pontos do país.

No que toca à sinfonia, em si, é uma das seis escritas por Jorge Salgueiro, sobre «Os Lusíadas». Neste caso, a peça foi escrita em 2009, com o objetivo de estimular o gosto pelo Poema entre os alunos do CNED-Marinha. A escolha dos textos foi das professoras Cristina Cruz, Luísa Esmeralda e Jorge Salgueiro. A obra é dedicada a Jorge Rodrigues.

A estreia mundial desta obra acontece um dia depois do 600º aniversário do início dos Descobrimentos (25 de Julho de 1415), ao qual a cidade de Lagos está intimamente ligada, já que foi o último local de paragem da armada portuguesa que partiu à conquista de Ceuta – evento que é considerado a génese deste período áureo de Portugal, que durou vários séculos -, antes de partir para o Norte de África.

Comentários

pub