FOTOGALERIA: À luz das velas, no Mercado de Culturas de Lagoa

Ao por do sol, um pequeno exército de voluntários dedica-se a acender as largas centenas de velas que, nas ruas […]

DSC_0464Ao por do sol, um pequeno exército de voluntários dedica-se a acender as largas centenas de velas que, nas ruas da zona antiga de Lagoa, à volta do Convento de S. José e do seu arco, dão o mote para o Mercado de Culturas, desta vez dedicado à cultura judaica.

Pelas ruas, cruzam-se os sons da música de tradição judaica e sefardita, com  os cheiros do kebab…ou do pão com chouriço. As tendas vendem artesanato português, mas sobretudo marroquino, como se vem tornando hábito neste tipo de eventos. Mas há também doces tradicionais, licores, cerveja artesanal, ervas aromáticas e chás, escultura em pedra a ser executada ao vivo, entre muitos outros atrativos.

Dentro do Convento de S. José, além de exposições de pintura e de fotografia, há uma mercearia kosher, onde se pode comprar vinho, azeite, compotas, doces, produzidos em Portugal mas segundo os preceitos judaicos. Uma forma de tomar contacto, mais aprofundado, com o tema deste ano no Mercado de Culturas à Luz das Velas, que é a cultura judaica.

Há ainda monumentos para visitar – o Convento e a Capela de S. José, bem como a Igreja da Misericórdia, no largo da praça, que apresenta o resultado dos trabalhos de restauro a que foi sujeita.

Nas ruas, há três palcos, onde se vai sucedendo, ao longo da noite, a música e a dança.

Ontem, sábado, a noite foi de enchente, de tal maneira que a organização da feira estendeu o horário por mais uma hora, até à 1h00 da manhã. Mas hoje, a feira deverá voltar ao seu horário normal, entre as 17h00 e a meia noite.

Quando o sol se põe, e as velas começam a brilhar no escuro, é a altura ideal para visitar este Mercado de Cultura. Para muita gente, mesmo de Lagoa, é a oportunidade para conhecer ruas e monumentos da cidade que ainda eram desconhecidos.

Fotos de: Elisabete Rodrigues/Sul Informação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

pub