Festival Jota é «experiência de fé» que traz muita música e atividades lúdicas a Faro

É um Festival de Música, com um cartaz variado e direcionado ao público jovem. E seria um evento de Verão […]

Banda JotaÉ um Festival de Música, com um cartaz variado e direcionado ao público jovem. E seria um evento de Verão como tantos outros, não fosse a sua forte ligação à Igreja Católica e a sua aposta em música de inspiração cristã.

O Festival Jota começa esta sexta-feira, dia 31 de Julho, e termina no domingo, dia 2 de Agosto e trará ao Vale das Almas, em Faro, mais de uma dezena de bandas, a maioria delas portuguesas, mas também formações de Espanha, Reino Unido e Itália. O objetivo é proporcionar um fim-de-semana que junta momentos de lazer e de aprendizagem, mas também de «oração e reflexão».

«São três dias em que, a partir da música, das bandas e dos concertos, se proporciona várias atividades, ao longo de três dias. À noite, há concertos. Durante todo o dia há um conjunto de atividades, lúdicas, divertimento e náuticas, por estarmos aqui perto da Ria Formosa, mas também de momentos de visita à cidade, de cultura, de reflexão e catequese», segundo revelou o Padre António de Freitas da Pastoral Juvenil do Algarve, à Rádio Universitária do Algarve, numa entrevista em que foi acompanhdo pelo jovem João Miguel, que participa no evento desde 2012.

Para que todos possam desfrutar das muitas atividades que serão proporcionadas pela organização – «espaços de oração e reflexão, workshops, atividades radicais, visitas guiadas, muita animação e aventura, entre outras» – há uma zona de acampamento, aberta a todos os participantes.

João Miguel: “O Festival Jota é mais do que uma comunhão entre jovens, é uma experiência de Fé. Ali, utilizamos a música como caminho para Deus, independentemente do seu cariz e independentemente da Igreja”

«Há dois regimes: O de acampamento, onde as pessoas podem passar os três dias e usufruem de tudo o que está dentro do recinto; e também a possibilidade de ir só aos concertos. Neste caso, basta aparecer e adquirir os bilhetes para os concertos da noite», revelou o sacerdote.

Os interessados em ficar no recinto, em regime de acampamento, ainda poderão inscrever-se no site do evento. Já os que apenas querem desfrutar da música, podem comprar os bilhetes no próprio dia, no recinto do Vale das Almas, situado perto do Aeroporto de Faro.

Esta é a primeira vez que este festival, que já é «o maior evento de música de inspiração cristã de âmbito nacional e um dos maiores da Península Ibérica», se realiza no Sul do país. Até porque o evento nasceu na Guarda, por iniciativa do Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese local, em colaboração com a Banda Jota, os atuais organizadores do festival.

«Nós, a Pastoral Juvenil do Algarve, colocámo-nos nesta aventura, que era algo em que já vínhamos pensando há algo tempo. O padre Jorge Castelo, da Diocese da Guarda, também já nos tinha desafiado a fazê-lo», disse o Padre António de Freitas.

«É uma grande responsabilidade, porque é um festival que já se realiza há muitos anos, com uma grande participação de jovens, mas sempre acima da Serra da Estrela. Fazê-lo em Faro, é uma oportunidade para os jovens do Algarve, mas também das Dioceses de Beja, Évora e Setúbal poderem participar, já que nem sempre é fácil deslocarem-se ao Norte», acrescentou.

O membro da Pastoral da Juventude do Algarve não esconde que tem «expetativas elevadas», em relação a esta 8ª edição do evento, e espera mesmo «uma “invasão” de jovens, quer no acampamento, quer na afluência aos concertos».

DSC_0796Uma crença assente no facto de o Vale das Almas, em Faro, «ser um local muito diferente dos outros onde o festival já se realizou, com a praia, a Ria Formosa e a possibilidade de fazer uma série de atividades que não são possíveis noutros sítios».

João Miguel é um dos jovens que marcará, garantidamente, presença neste festival. O jovem algarvio, que desde há alguns anos não perde uma edição do Jota, também falou com a RUA FM.

«O Festival Jota é mais do que uma comunhão entre jovens, é uma experiência de Fé. Ali, utilizamos a música como caminho para Deus, independentemente do seu cariz e independentemente da Igreja», resumiu.

É que, apesar de ser organizado por uma diocese da Igreja Católica, este festival faz questão de apostar no espírito do ecumenismo e dar espaço a outras Fés do mundo cristão. «A Igreja Evangélica também está presente, além da Igreja católica e há bandas relacionadas com ambas, o que resulta muito bem», acrescentou João Miguel.

 

Música para vários gostos, sempre de inspiração cristã

Cartaz_festival_jota_2015_finalA música, como salientou o Padre António de Freitas, é a “cola” que junta as diferentes dimensões deste Festival. E há muito para ver, ao longo de três dias.

De Portugal, além do grupo musical Banda Jota, que co-organiza o evento, está confirmada a presença da banda Yeshua, dos Godstones, ambas com forte ligação ao festival, já que se lançaram no espaço «Teu Palco», onde bandas amadoras podem mostrar o que valem. Os Yeshua destacaram-se na edição do ano passado, enquanto os Godstones venceram o «Teu Palco» em 2012 e vão agora divulgar o seu primeiro álbum.

Também presente estará a banda ligada ao Corpo Nacional de Escutas (CNE) «Maresia», a artista Claudine Pinheiro, que divulgará o seu novo álbum, a banda «Graal», que fará o pré-lançamento do seu primeiro trabalho discográfico, e a banda algarvia Xpression Cross, «na vertente ecuménica do festival».

O Algarve também irá estar representado pelo DJ Zoon, com a organização a destaca, ainda, a presença dos «Jovem Levanta-te», o «mediático grupo que chegou à fase final na edição portuguesa do Got Talent».

De além-fronteiras, marcará presença o espanhol Nico Montero, um dos nomes «mais sonantes da atualidade» da música espanhola, a banda de rock britânica «Crossbeam», que se destacou na anterior edição do Jota, e os italianos The Sun, «que, segundo muitos, fizeram o melhor concerto de todas as edições do Festival Jota».

O Sul Informação é um dos media partners do Festival Jota.

O programa completo do Festival Jota de 2015 pode ser descarregado, em PDF, aqui.

Comentários

pub